segunda-feira, fevereiro 6, 2023

Brasil divulga lista de tenistas convocados para Copa Davis

Jogos

A Confederação Brasileira de Tênis divulgou na tarde desta terça-feira a lista de convocados para o próximo desafio da Copa Davis. Afinal, o Brasil encara a China pelos playoffs do Grupo Mundial I da competição em fevereiro. Sendo assim, o capitão da equipe, Jaime Oncins,  escolheu os cinco melhores tenistas brasileiros da atualidade para representar o país nessa disputa. Todavia, não houve grande surpresa e o time segue com a mesma base. Então, os nomes chamados foram Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Matheus Pucinelli, Gustavo Heide e Rafael Matos.

A princípio, o time brasileiro terá dois atletas ranqueados entre os 100 melhores do mundo em suas categorias. Primeiramente, o cearense Thiago Monteiro é o mais bem posicionado e ocupa o 77º lugar no ranking de simples da ATP. Em seguida, temos o gaúcho Rafael Matos como o 29º do ranking de duplas.

Entretanto, os demais jogadores ocupam posições distantes do Top 100 em suas categorias. Assim, na lista dos jogadores de simples Matheus Pucinelli fica em 212º e Gustavo Heide está na 418ª colocação. Finalmente, Felipe Meligeni está ranqueado nas duas categorias sendo o 165º no simples e o 131º nas duplas.

Jaime Oncins explicou a preferência por esses jogadores. “São os que vivem melhor fase atualmente. O Thiago é o nosso tenista mais experiente, junto com o Felipe, o Matheus vem jogando bem no saibro e ainda contamos com o Rafael, que teve um ótimo ano nas duplas”, afirmou.

Por fim, ele também comentou sobre a estreia de Gustavo Heide, única novidade da convocação. “Gosto muito do jogo dele e tive boas impressões de quando veio para auxiliar a equipe nos treinamentos. É uma boa oportunidade tanto para ele, quanto para a nossa equipe. Ele tem muito a crescer”, destaca o capitão da equipe.

Entenda como funciona a disputa dos playoffs da Copa Davis

O Brasil encara a China pelos playoffs do Grupo Mundial I da Copa Davis nos dias 3 e 4 de Fevereiro, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Entretanto, pouca gente sabe como funciona o sistema de disputa do evento. Então, vamos explicar o caminho a ser feito para que o Brasil saia vitorioso.

Em suma, o playoff é formado por cinco jogos. Assim, no primeiro dia acontecem duas partidas de simples com início ao 12hs. Em contrapartida, outros dois confrontos de simples e um de duplas fecham a agenda de disputas no dia seguinte. Desse modo, sai vencedor da eliminatória o país que ganhar três dos jogos ao longo do final de semana.

O confronto entre Brasil e China pela Copa Davis será importante por três motivos. Inicialmente, ele marca o primeiro embate entre os países pela competição. Por fim, o vencedor do playoff permanece no Grupo Mundial I e ainda terá a chance de disputar uma vaga no Qualifiers de 2024 em setembro.

- Advertisement -
- Advertisement -
Últimas Noticias

Conference League: história e formato da competição

A UEFA Europa Coference League, que em português se chama Liga Conferência Europa da UEFA, mas é conhecida como...
- Advertisement -

Mais notícias como essa

- Advertisement -