segunda-feira, fevereiro 6, 2023

Copa São Paulo de Futebol Junior

Jogos
Carlos Catito
Carlos Catito
Nacionalidade Angolana, graduado em filosofia em Curitiba-PR, é redator profissional, já trabalha neste ramo a mais de 7 anos, com prognósticos em alguns sites de apostas esportivas.

Copa São Paulo de Futebol Junior ou como é mais conhecido Copinha. Esse campeonato é um dos grandes responsáveis por mostrar os jovens jogadores e as promessas do nosso futebol. Esse campeonato que tem o formato de copa, e a cada temporada essa competição vem se tornando mais tradicional.

Historia e formato da competição

A Copinha, que começou com o nome de Taça São Paulo de Juvenis em 1969. Ha prefeitura de São Paulo, era quem organizava a competição. Nos dias hoje é organizada pela FPF (Federação Paulista de Futebol). Nos primeiro anos da competição, só as equipe do estado de São Paulo participavam. Isso só foi mudar a partir de 1971, quando equipes de outros estados começaram participar da competição. Hoje em dia participam do campeonato 128 equipes, independente da divisão que a equipe esta, essas equipes podem levar jogadores entre as idades de 15 e 20 anos. A partir da temporada de 2021 podem ser escritos três jogadores por equipe, com 21 anos.

Atualmente o formato da competição é como se fosse uma Copa do Mundo, só que a Copinha tem mais equipes. Então como toda copa a primeira fase são grupos. Portanto, serão feitos 32 grupos com 4 equipes em cada. Depois dos grupos formados as equipes se enfrentam totalizando três rodadas, ao final dos jogos da fase de grupos, as duas melhores equipes de cada grupo se classificam para a fase de mata-mata. Por ter mais equipes que o comum, os mata-mata terá duas fazes a mais. A primeira faze das eliminatórias é os Trinta e dois avos de final, depois os classificados vão para os Dezesseis avos de final, agora as equipes vencedores dessa faze vão para as fazes mais conhecidas e usadas, que são as Oitavas, Quartas, Semi e Final.

Os Maiores Campeões

1-Corinthians com 10 títulos;

2-Fluminense e Internacional com 5 títulos;

3-São Paulo e Flamengo com 4 títulos;

4-Santos e Atlético-MG com 3 títulos;

Essa competição já foi responsável por lançar grandes promessas do futebol, por causa desse campeonato muitas vezes podemos conhecer mais ainda as categorias de bases das grades e de até pequenos clubes do futebol brasileiro.

- Advertisement -
- Advertisement -
Últimas Noticias

Conference League: história e formato da competição

A UEFA Europa Coference League, que em português se chama Liga Conferência Europa da UEFA, mas é conhecida como...
- Advertisement -

Mais notícias como essa

- Advertisement -