terça-feira, dezembro 6, 2022

Futebol Italiano: história da sua liga e seus maiores campeões.

Jogos
Carlos Catito
Carlos Catito
Nacionalidade Angolana, graduado em filosofia em Curitiba-PR, é redator profissional, já trabalha neste ramo a mais de 7 anos, com prognósticos em alguns sites de apostas esportivas.

A Série A TIM somado a La Liga são talvez os campeonatos mais tradicionais do mundo com ambas passando de 100 edições. Na Itália o futebol é uma coisa muito tradicional e importante, além de ter equipes muito fortes e com bastante títulos.

Serie A TIM

Como já dito Série A Tim é o nome atual do campeonato Italiano, essa liga tem mais de 100 anos de história e contém alguns dos maiores clubes do mundo. Sua primeira edição ocorreu na temporada de 1929–30, mas antes disso já havia campeonatos de futebol na Itália, já que desde 1898 já existiam campeonatos regionais Italianos, isso só aconteceu porque nessa época muitos clubes e equipes foram criados e com isso novos campeonatos foram criados e idealizados. Isso começou a mudar em 1921 quando a Federação Italiana de Futebol (FIGC) e Confederação de Futebol Italiana (CCI) se dividiram, e ambas criaram suas ligas próprias com cada uma juntando uma parte da Itália e com diferentes equipes, nesse tempo separadas parece que a competição da FIGC estava sendo a melhor já que tinham equipes dos Campeonatos da CCI que estavam migrando para a FIGC. Essa quase briga acabou até que rápido já que poucos anos depois dessa separação elas voltaram a se juntar, quando isso aconteceu eles criaram uma liga, que foi em 1926 mas que ainda não era o campeonato Italiano que dura até hoje e sim um campeonato dividido em duas partes uma pro norte e uma por sul da Itália, com a separação essa competição durou pouco, já que em 1929–30 devido a várias crises dentro da FIGC, mudaram certas configurações e o formato de suas competições, então equipes do sul da Itália se juntaram a divisão principal da Itália da época que era formado por equipes do norte, e com isso foi criado o famoso e tradicional campeonato Italiano e, em sua primeira edição a equipe do Torino se sagrou o campeão.

Maiores campeões da Série A TIM

Juventus: 36 títulos;

Internazionale: 19 títulos;

Milan: 19 títulos;

Hoje a Serie A TIM não está tão grande como estava em outras temporadas, porém sempre estará nós grandes da Europa e suas equipes sempre estão disputando os maiores campeonatos europeus.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -
Últimas Noticias

Quatro pilotos brigam pelo título na última etapa da Stock Car

O último fim de semana de Stock Car em 2022 começa nesta sexta-feira (9) cercado de muita emoção. Afinal,...
- Advertisement -

Mais notícias como essa

- Advertisement -