test
quinta-feira, junho 20, 2024

Guga é escolhido como um dos melhores backhands da história

Jogos

O ex-tenista Gustavo Kuerten, o Guga, segue sendo referência no tênis mundial. Afinal, mesmo estando fora das quadras a 15 anos, o brasileiro ainda aparece em diferentes listas de melhores da história do esporte. Dessa vez, ele foi apontado como o sexto melhor backhand de uma mão. A lista foi organizada pelos veículos americanos Tennis.com e Tennis Channel. Por fim, o líder do ranking divulgado na última terça-feira (14)  foi o espanhol Roger Federer.

Na reportagem de divulgação dos eleitos para o ranking, o site americano Tennis.com dedicou um longo espaço para fazer um resumo da carreira de Guga. Primeiramente, os especialistas destacaram o impacto que o brasileiro causou na conquista do seu primeiro título de Roland Garros, em 1997.

“Guga, aos 20 anos, trouxe um pouco de ar fresco e colorido a Paris em 1997. A conquista do título de Roland Garros pelo brasileiro 66º colocado naquele ano foi uma das conquistas mais surpreendentes e populares da história do tênis. Kuerten jogou com uma alegria contagiante nessas duas semanas, e os franceses aproveitaram seus membros soltos, seu estilo descontraído de surfista, roupas azuis e amarelas altamente coordenadas e seu talento desde a linha de base. Muito desse talento veio de seu lado esquerdo”.

Todavia, o site também reconheceu aspectos técnicos do jogo de Gustavo Kuerten. Nesse sentido, eles afirmam que o brasileiro mostrou a “versão século 21” da jogada que estava morrendo em meados dos anos 90.

“Ele apresentou o que se tornaria a versão do século 21 da jogada para os torcedores parisienses que conhecem a arte do tênis com seu arco ascendente expressivo e arrebatador… Com 1,80m de altura e, ao contrário de alguns outros jogadores com uma mão, era adepto de levar a bola para o alto em sua zona de rebatida e atirá-la para pontos diretos nos cantos”, afirma a publicação.

Habilidade com o backhand teria custado caro a Guga

Finalmente, o perfil de Guga feito pelo Tennis.com e o Tennis Channel questiona sobre uma grave lesão em decorrência da habilidade.

“O estresse de seu backhand também levou Kuerten a uma lesão no quadril que encurtaria sua carreira? Kuerten passou pela primeira vez por uma cirurgia na articulação em 2002 e nunca mais foi uma ameaça consistente. Mas ele teve mais um momento de glória, de volta onde tudo começou. Em 2004, em Paris, Kuerten entregou a Roger Federer sua única derrota em um Slam naquele ano”, conclui o site especializado.

Por outro lado, a sexta colocação nessa disputa de melhores backhands da história do tênis deixa Guga a frente de nomes como Rod Laver, Stefan Edberg, Arthur Ashe, Tommy Haas e Guillermo Vilas. Por fim, Stan Wawrinka ficou em terceiro lugar; a segunda posição é de Justine Henin e Roger Federer foi eleito o melhor backhand da história.

- Advertisement -
- Advertisement -
Últimas Noticias

Fortaleza vence Sportivo Trinidense e garante classificação as oitavas da Sul-Americana

O Fortaleza venceu por 2 a 1 o Sportivo Trinidense, do Paraguai, e garantiu a primeira colocação do Grupo...
- Advertisement -

Mais notícias como essa

- Advertisement -