X
Seja um Colaborador! Veja como funciona

Entre com suas credenciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


A louca silly season deste ano

18/09/2020 - 10:42 - Automobilismo

A temporada 2020 da Fórmula 1 não pode ser julgada somente pelas vitórias da Mercedes e de Lewis Hamilton. Ela, como um todo, é um reflexo das mudanças que aconteceram este ano pela pandemia, e os jogos de xadrez que as equipes estão fazendo visando as novas regras que agora serão implementadas em 2022. 

A pandemia mudou tudo: um positivo por Covid de um membro da equipe de McLaren fez com que o GP da Austrália se cancelasse, e assim a primeira metade do campeonato, a F1 sempre esteve aberto a uma temporada curta, e foi chamada a inovar: pela primeira vez em muitos anos (eu não lembro a última vez) não haverá corridas no continente americano, e a gira asiática também foi suspendida. A tríade que comanda o evento fixou seu olhar para a Europa, e quando as circunstâncias o permitiram, criaram um calendário enxuto, porém aberto a novos circuitos, voltando o espetáculo mais esperado do automobilismo mundial. E outra consequência foi o congelamento dos motores e o desenvolvimento dos carros neste ano e em 2021, prorrogando a introdução das novas regras aerodinâmicas dos carros para 2022 se as circunstâncias o permitirem,

Assim que, as equipes entenderam que o resultado deste ano seria uma antesala de 2021, por isso, no momento em que liberaram a volta ás atividades, todos os engenheiros voltaram aos dados dos testes de Barcelona a começo de ano para ver como conseguiam melhorar os carros sem tocar no motor, porque somente tinham 3 tokens para investir na Unidade de Potência (o nome dado ao motor híbrido da F1). E quem tem sofrido com isso foi Ferrari e a punição que sofreu em 2019, seu motor, que era um fogete no ano passado, começou a penar nos testes, o que representou um mal augurio para os tifossi

A começo de ano, Ferrari anunciou a renovação do contrato de Charles Lecrerc por 5 anos, enquanto isso Vettel e Ferrari não anunciavam nada. Houve muitas histórias de propostas e contra-proposta entre ambas as partes, até que anunciaram que o tetracampeão não renovaria com eles, e que esta seria sua última temporada com eles. Nem Alonso, nem Vettel conseguiram o que Schumacher fez com Ferrari: ser campeão com eles depois de obter o título com outra equipe. Isso gerou um efeto cascata na silly season: Ferrari contratou Carlos Sainz da McLaren, McLaren contratacou anunciando Daniel Ricciardo, Renault reafirmou Occon para o 2021 e declarou que a outra vaga estava aberta.

Enquanto isso, Bottas, Hamilton e Toto Wolf entraram no último ano de contrato com a Mercedes, e nada de nada nas flechas plateadas.

Racing Point anunciou que apartir de 2021 passariam a se chamar Aston Martin, o que já era esperado por causa dos negócios de Stroll Sr. o detalhe foi que Toto Wolf entrou como acionista minoritário da empresa (não da equipe), e alguns especularam que Wolf estaria pensando se mudar para a nova equipe, o que foi desmentido pelo alemão, lembrando que ele tem ações na equipe Mercedes, e que é um investimento porque acredita no projeto. Ato seguido, Wolf numa entrevista, falou que seria muito bom para Mercedes ter mais uma vez um alemão dentro das suas filas, assim como foram Schumacher e Rosberg.

Enquanto isso, Williams anunciou que a equipe estava a venda, o que era triste. McLaren entrou com pedido de recuperação, enxugou o número de empregados e solicitou um empréstimo para financiar ainda mais o projeto de F1; recentemente colocou o prédio à venda, esperando que o novo dono lhes outorgue um contrato de aluguel por longos anos, visando diminuir custos.

Com a vaga de Renault livre, e Sebastian Vettel sem contrato para o ano que vem, se especulava uma volta do alemão para os motores que o fizeram cuatro vezes campeão do mundo. Porém, outro piloto estava de olho nessa vaga, outro piloto que também foi campeão com esse motor, com a diferença que foi piloto da equipe em dois períodos: Fernando Alonso.

Alonso, no seu "ano sabático" da Fórmula 1, participou da WEC vencendo duas vezes LeMans e o título com Toyota, participou do Rallycross de Dakar, sendo elogiado pelos pilotos pela sua coragem. Faltando somente vencer Indianápolis para ser o segundo piloto que obtem a Tríplice Coroa, não tem conseguido bons resultados na Indy, principalmente pelo lastre de ter chamado o motor Honda de "GP2 engine" quando McLaren foi motorizado pelos japoneses. Se manteve ativo nas corridas, mas sempre com a intenção de voltar ao Grande Circo beirando os 40 anos.

Vettel também estava sendo colocado na Red Bull Racing, porém a equipe sempre elogiou seu programa de jovens pilotos, porém... Outra vaga poderia ser Aston Martin, mas Stroll e Sergio Pérez estão sob contrato, mas na Fórmula 1, a única segurança que um piloto tem são os re$ultados.

Renault bateu o martelo, e anunciou Alonso. Haas abriu as portas para Vettel na equipe, mas os olhares dos reporters e das fofocas estavam em AM. 

E Pérez anunciou que tinha Covid, o que empeorou sua situação dentro de RP, Hulkenberg não foi tão bom quanto o esperado, Pérez volta e seus resultados são satisfatórios (mesmo sabendo que Stroll Sr prefere a Stroll Jr dentro da equipe) e sigue falando que seu contrato está em vigor até 2021.

AM anuncia Vettel como piloto para 2021.

Agora o piloto que está desempregado é Sérgio Pérez, tendo como alternativas Haas, Alfa Romeo (que não sabe se Kimi seguirá, e todos apontam ao fim da era Giovinazzi) e Williams (que foi comprada por um fundo de investimento, e a família deixou a equipe depois de Monza). McLaren ofereceu ao mexicano uma volta à equipe, mas para concorrer na Indy, mas ele quer continuar no Grande Circo.

E a toda esta, RP não é a única a mudar de nome, Renault será agora Alpine, num relançamento da marca esportiva. E Eddie Jordan anuncia que a Ineos, a patrocinadora da Mercedes, comprará a equipe, mantendo a equipe; desmentido pela Mercedes e Toto Wolf.

E Mercedes? Bottas renovou por mais um ano, e Hamilton e Wolf ainda não renovaram, mas falam que isso acontecerá sem problema. Para Hamilton há um problema moral, entre o $$ e as lutas sociais, e tem recebido muitas críticas por isso. Mas, para alguém como ele, com certeza as críticas não lhe trarão nenhum problema.

Como vem, a silly season está ainda em andamento, aguardando os últimos acontecimentos. Como não amar a Fórmula 1 e o glamour?

Até breve

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 ATL x BAR

ver dica

Confiança

90%
2 MAN x WBA

ver dica

Confiança

90%
3 JUV x CAG

ver dica

Confiança

90%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Rodada 48

RANKING

1 valdir ***

0,00

2 daniel ***

0,00

3 diogo ***

0,00

4 douglas ***

0,00

5 André ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes



Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.