Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Alfa Romeo volta à Fórmula 1 após 33 anos

29/11/2017 - 15:19 - Automobilismo

por Flávio Figueiredo

Uma surpresa movimentou o Circo da Fórmula 1 nessa quarta-feira (29). A Sauber anunciou uma parceria técnica com a Alfa Romeo, que regressa ao circo após 33 anos. Feito o anúncio, a Sauber passará a se chamar Alfa Romeo Sauber F1 Team em 2018. Essa parceria enfatiza o passo na ‘italianização’ da equipe, que assume a condição de ‘equipe B’ da Ferrari. Assim como a Toro Rosso é a "equipe B" da Red Bull Racing. De acordo com a Sauber, a parceria inclui "cooperação estratégica, comercial e tecnológica". Parte dessa relação tem a ver com os motores: as unidades de potência da Ferrari vão ser rebatizadas como Alfa Romeo. Trata-se, todavia, de uma ação sem muito efeito prático, já que a nova parceira não participa do desenvolvimento dos motores de Maranello.

A parceria entre Alfa Romeo e Sauber era cogitada em 2016, quando a equipe vivia grave crise financeira. A parceria com a Ferrari, via Alfa Romeo, representaria estabilidade. Os suíços encontraram novos donos e conseguiram manter a operação viva, mas não escaparam do destino de se unir aos italianos.


“Esse acordo com a Sauber é um passo significativo na reformulação da marca Alfa Romeo, que volta ao grid da F1 após mais de 30 anos de ausência”, comentou Sergio Marchionne, diretor executivo da Fiat Chrysler Automobiles, grupo que detém a marca Alfa Romeo. “A marca vai fazer bom proveito do compartilhamento de tecnologias e know-how da Sauber, que traz experiência inquestionável. Os engenheiros e técnicos da Alfa Romeo, que já começaram a demonstrar suas capacidades nos recém-lançados modelos Giulia e Stelvio, vão ter a oportunidade de compartilhar essa experiência com a Sauber. Além disso, os fãs da Alfa Romeo voltam a ter a chance de apoiar a marca”, encerrou.

A Sauber deixa de ser equipe independente, mas este não é um fenômeno inédito em sua história. Entre 2006 e 2009, os suíços foram a base para a operação da BMW na F1.

Já a Alfa Romeo é uma gigante do passado. A equipe venceu a primeira corrida oficial do campeonato, o GP da Inglaterra de 1950, ano em que coroou Giuseppe Farina como primeiro campeão mundial. A escuderia repetiu a dose em 1951 com Juan Manuel Fangio. Apesar do sucesso, uma mudança de regulamento na temporada 1952 levou os italianos a deixar o grid da categoria.

Em 1979, a Alfa Romeo volta como equipe de Fórmula 1, nessa temporada a equipe não consegue pontuar. Passou mais seis temporadas não conseguindo repetir o sucesso do início da década de 1950, quando conseguiu dois títulos mundiais. O melhor resultado em sua volta, foi um 6º lugar na temporada de 1983 com 18 pontos e dois pódios: 2.º lugar nos GPs: Alemanha e África do Sul conseguidos por Andrea de Cesaris. Em 1984 obteve o único (último) pódio com o 3.º lugar no GP da Itália, Monza, conduzido por Ricardo Patrese. Essa temporada, assim como a de 1985, ela teve o patrocínio da marca Benetton, que viria a ser uma equipe em 1986.

A temporada de 1985 foi um desastre, porque com o chassi 185T, os carros não terminaram as quatro provas inicias no campeonato. No meio da temporada, "desenterraram" o modelo 184T modificando para 184TB, mas os resultados foram péssimos: não pontuaram e raramente acabavam corridas, devido à pobre fiabilidade do motor e as restrições de gasolina ao qual os motores Turbo estavam sujeitos. No final da época, dadas as dificuldades que a marca passava, a retirada da Formula 1 foi inevitável.

# Aposte nos melhores pilotos da Fórmula 1 acessando .

 

Leia Mais:

Com mais de 140 mil pessoas, F1 tem o maior público dos últimos 5 anos

Com campeonato definido, equipes usarão Interlagos como preparação para 2018

 

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 GOI x VAS

ver dica

Confiança

80%
2 AVA x CRU

ver dica

Confiança

80%
3 BOT x CAP

ver dica

Confiança

80%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes