X
Seja um Colaborador! Veja como funciona

Entre com suas credenciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Cheio de momentos históricos GP da Espanha de Fórmula 1 promete fim de semana de emoções

09/05/2021 - 06:44 - Automobilismo

por Pedro Feitosa

O Circuito da Catalunha, na cidade de Montmeló, a 30km de Barcelona, recebe neste fim de semana, o GP da Espanha de Fórmula 1. Quarta etapa da temporada, a corrida pode mostrar a real distância entre as equipes que disputam o campeonato já que as características da pista possuem todo o tipo de desafios para os carros e pilotos. Outra fonte de expectativa é o histórico de disputas históricas que etapa possui ao longo de suas edições; uma delas foi chegada lado a lado de Senna e Mansell, na primeira corrida de do circuito em Jerez de la Frontera que completou 35 anos em 2021.

A pista do circuito de Montmeló é bem conhecida dos pilotos da Fórmula 1 pois nela acontecem os testes de pré-temporada. Suas curvas de média e alta velocidade, último setor mais sinuoso e uma longa reta são altamente desafiadoras e podem ser decisivas para mostrar ao público o quão forte são os carros das escuderias, a habilidade dos pilotos e onde cada pode chegar na temporada.

Para a corrida desse ano, o autódromo vai estrear uma mudança no traçado após 14 anos. A alteração foi no cotovelo da curva 10, após a reta oposta, à esquerda; a partir de agora ele voltou a ser uma curva longa, como entre 1991 e 2003. Essa medida foi tomada por razões de segurança, após muitas discussões entre a FIA entre a FIA, que comanda a Fórmula 1, e a FIM, responsável pela MotoGP.

Já em relação ao campeonato, a Mercedes vai tentar manter a sua vantagem no circuito já que a escuderia vem obtendo bons resultados em Barcelona desde 2014. Mas, para quebrar essa hegemonia, a Red Bull espera que Max Verstappen não repita os erros das últimas classificações e a equipe consiga tirar uma vantagem real do seu melhor desempenho aos sábados e compita com mais força contra a Mercedes na corrida.

Na primeira sessão de treino livre que aconteceu nesta sexta-feira, Valtteri Bottas (Mercedes) foi o mais rápido, seguido por Max Verstappen (Red Bull) em segundo e, Lewis Hamilton (Mercedes), em terceiro. Porém, o atual campeão mostrou sua força na segunda sessão ficando em primeiro, deixando o companheiro de equipe em segundo; Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio do treino da tarde.

GP da Espanha costuma proporcionar episódios históricos da Fórmula 1

O GP da Espanha é um dos que possuem um histórico de momentos épicos da Fórmula 1 em suas edições. O mais famoso de todos está completou recentemente 35 anos. Na corrida de 1986, estreia do circuito de Jerez de la Frontera, Senna com a Lotus e Mansell pela Willians, protagonizaram uma chegada espetacular.

Após largar em terceiro, atrás de Senna e Piquet, Mansell assumiu a liderança na 40ª volta, mas, teve de trocar os pneus faltavam oitos voltas após passar em um pedaço de metal e ficar em terceiro novamente. O inglês mostrou toda a sua habilidade e chegou à última volta brigando com Senna pela vitória.

Os dois fizeram toda a última lado a lado e receberam a bandeira praticamente juntos, porém, o brasileiro ficou com a vitória por uma diferença de 14 milésimos de segundo, que até hoje é a terceira menor vantagem de tempo entre primeiro e segundo colocados em uma corrida de Fórmula 1.

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 ARG x URU

ver dica

Confiança

85%
2 CRO x REP

ver dica

Confiança

85%
3 CEA x BAH

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RANKING COMPLETO


Mais Esportes



Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.