X
Seja um Colaborador! Veja como funciona

Entre com suas credenciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Diretor de provas da Fórmula 1 diz que manobra de Verstappen teve vantagem duradoura

29/03/2021 - 16:38 - Automobilismo

por Pedro Feitosa

A primeira corrida da temporada 2021 da Fórmula 1 terminou com uma disputa emocionante entre Max Vestappen, da Red Bull e o atual campeão Lewis Hamilton, da Mercedes. O inglês acabou saindo com a vitória, mas, um lance na volta 53 chamou a atenção e pode ter sido decisivo para o resultado. Nesse momento da corrida o holandês conseguiu ultrapassar Hamilton em uma manobra na qual deu uma escapada da pista, mas, foi obrigado a devolver a posição após ordem da direção de prova que mais tarde explicou que ele deve vantagem duradoura e não poderia assumir a liderança.

A ordem para devolução da primeira posição a Lewis Hamilton, da Mercedes, veio diretamente do australiano Michael Masi, diretor de prova da Fórmula 1, que deu explicações ao final da corrida.

"Meu pedido para a Red Bull devolver a posição não foi por ele ter passado dos limites da pista, mas sim por ele ter ganho uma vantagem duradoura. Se ele não tivesse devolvido a posição, eu faria uma referência para os comissários, e eles aplicariam a pena que achassem mais adequada. Poderia ser 5 ou 10s",disse Masi.

Durante a prova além de Vestappen, outros pilotos como o próprio Hamilton, chegaram a escapar da pista na saída da curva 4 onde aconteceu a ultrapassagem do piloto da RBR, porém, o diretor de prova explicou a diferença das ações e o que já havia sido combinado na reunião com os competidores.

“Primeiro, o que foi conversado com os pilotos na reunião de sexta-feira foi que, se uma ultrapassagem acontecesse na curva quatro com um piloto saindo da pista e ganhando uma vantagem duradoura, eu iria para o rádio e sugeriria para a equipe que a posição fosse devolvida. Isso foi feito de maneira muito clara. Em relação à tolerância que foi dada para pilotos saírem da pista durante a corrida, foi mencionado muito claramente na reunião que isso não seria observado, embora o código esportivo tivesse que ser seguido em relação a ter uma vantagem duradoura no geral", ponderou Michael Mais.

Apesar da polêmica, ousadia marcou primeira vitória da Mercedes na Fórmula 1 2021

Antes de toda a confusão causada pela manobra de Max Vestappen, da Red Bull, vale destacar que ela só foi necessária graças ao espírito ousado da equipe Mercedes durante a prova. O holandês largou em primeiro, mas, perdeu a posição para Hamilton no momento das paradas em virtude da boa estratégia da equipe alemã.

A Mercedes chamou o atual campeão os boxes mais cedo do que se costuma para uma prova de duas paradas, assim ganhou a liderança e obrigou Verstappen a lutar para reconquistá-la na pista e promover uma disputa segundo a segundo que agradou a todos.

Apesar do final já conhecido, a prova do Barhein mostrou que a Fórmula 1 neste ano não deve ser tão previsível como nos últimos anos e vai valer a pena acompanhar cada volta disputada seja em treinos ou nas corridas. Aliás, a próxima é o GP da Emilia Romagna, em Imola, na Itália, daqui a três semanas. Deixe um  reserve um espaço na sua agenda para acompanhar.

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 MAD x EIB

ver dica

Confiança

99%
2 BYL x SCH

ver dica

Confiança

90%
3 NAP x CRO

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RANKING COMPLETO


Mais Esportes



Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.