X
Seja um Colaborador! Veja como funciona

Entre com suas credenciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Mercedes diz que botão mágico causou erro de Hamilton no Azerbaijão

12/06/2021 - 06:04 - Automobilismo

por Pedro Feitosa

O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, comeu um erro atípico na segunda largada do Grande Prêmio  do  Azerbaijão que custou a vitória na corrida. Nesta semana, a equipe Mercedes, por meio do diretor de tecnologia Mike Elliot, explicou o problema técnico que levou o inglês a cometer o erro. Segundo o dirigente o ‘botão mágico’ que controla o equilíbrio dos freios foi acionado no momento errado, causando a trava dos freios e escapada do carro para fora da pista.

A declaração foi dada em um vídeo de  ‘debrief’ no canal da escuderia no You Tube onde, Elliot explicou passo a passo o que levou Hamilton a errar na segunda largada do GP do Azerbaijão. Ele começou dizendo qual a função do tal ‘Botão Mágico’.

“Um dos botões que temos no volante, chama-se ‘botão mágico’, para ser sincero, não sei por que o chamamos de ‘botão mágico’, mas é um botão que os pilotos podem acionar e que lhes permite aquecer melhor os freios”, explicou  

“O principal que ele faz é mudar o equilíbrio do freio, de modo que a proporção da energia do freio dianteiro em relação à energia do freio traseiro fique o mais longe possível, e isso nos permite colocar calor nos freios dianteiros, e portanto, calor nas rodas e nos pneus”, disse o diretor de tecnologia.

Mike Elliot continuou falando que Hamilton preparou o esquema dos botões do volante corretamente desligando o que não seria usado e ligando os necessários para relargada; no momento em que ela aconteceu, inglês estava bem, porém, pouco antes da freada ele acionou o botão mágico o que levou ao erro.

“No ponto que ele freou, que era o normal para a freada, ele estava com o todo o equilíbrio do freio para frente, o que colocou toda a carga nos pneus dianteiros e como consequência as rodas travaram e a partir desse ponto, não havia nada que ele pudesse fazer, a não ser ir reto na curva”, relatou o diretor.

Equipe Mercedes isenta piloto do erro e diz que vai melhorar o carro

Ao final do depoimento, o diretor de tecnologia da Mercedes, Mike Elliot, passou um pano para o erro de Hamilton dizendo que ele está perdoado já que não é do seu feitio errar com frequência. Ele ainda afirmou que a escuderia vai trabalhar ainda mais facilitar a sua pilotagem no que for possível.

“É nosso dever tentar dar a ele um carro onde seja mais difícil para ele cometer erros. Precisamos dar a nossa parte nisso, ver como podemos melhorar, e isso é algo que vamos colocar no lugar para a próxima corrida”, conclui o diretor.

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 BRU x CFC

ver dica

Confiança

85%
2 FLU x PEN

ver dica

Confiança

85%
3 BOT x VAS

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RANKING COMPLETO


Mais Esportes



Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.