Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Opinião: Grande Rubinho!!

21/08/2018 - 21:01 - Automobilismo

por Carhel Gonsil

Quem diria que aquele menino chegaria tão longe?! Simpático, educado, fanático por corridas, tinha o costume de subir no muro do autódromo de Interlagos, vizinho à casa da avó, para ver corridas. Pois é, aquele garoto chegou longe.

Considerado um dos melhores pilotos de kart de todos os tempos, já em 1989 conquistava seu quinto título na categoria.

Em 1990 entrou no monoposto de um Fórmula Ford e ganhou a primeira etapa do ano na categoria, em um difícil circuito de rua, e com a pista molhada. "...coisas de grandes pilotos". Encarou de frente, a forte competição europeia. Na Fórmula Opel, em 1990, com 6 vitórias e 7 poles, foi campeão.

No ano seguinte na F3 inglesa, também ganhou o campeonato. Com o terceiro lugar na F3000, aos 19 anos, consagrou-se apto à disputar na maior categoria de todos os tempos.

Em 1993 chegou à F1, ainda humilde e simpático, "...coisas de gente muito gente." Foram 323 Grandes Prêmios, e isso é um recorde! Foram 6 equipes; 68 pódios; 14 poles; 11 vitórias. (Caramba, não é fácil!!!). Com a Ferrari conquistou dois vice-capeonatos, seguindo de perto Michael Schumacher. Em 2011, na corrida brasileira, no circuito de Interlagos, deixou a F1 um pouco menos simpática, um pouco menos gente, um pouco menos humilde, um pouco mais máquina.

Em 2012 correu na Indy e fez a ultima corrida da temporada da Stock Car Brasil. Em 2013, aquele guri imbatível do kart, que arrepiou o mundo nas principais categorias possíveis, voltou para o Brasil e para os brasileiros.

Hoje na Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, dá "trabalho", e é referência. Acaba de ganhar a "Corrida do Milhão", no autódromo de Goiânia. Foi campeão em 2014, e em uma entrevista após o pódio, desabafa: "... O Brasil está começando a me conhecer agora, apesar de todos esses 19 anos, e eu fico muito feliz, muito feliz mesmo. Porque é uma alegria não só pelo campeonato, mas pelo espetáculo que a gente pode propor". .

A carreira continua eclética, vice líder da "Florida Winters Tour", um dos eventos de kart mais importantes dos EUA, em 2015. Participou das 24 horas de Lê Mans, em 2017; e uma lista de outros eventos esportivos, que não quero listar, pelo medo de estar sendo um chato.

O que vem realmente ao caso, é que não foi Barrichello que voltou para os brasileiros, ele sempre esteve aqui. Somos nós o "filho pródigo", que o abraçamos agora, um pouco arrependidos. Hoje o temos como um exemplo, como um molde de uma existência e carreira isentas de tropeços éticos. Dentro e fora do cockpit sempre foi coerente, honesto e sensato. Notório campeão da vida e da carreira, brilha por puro mérito nas "bocas" às vezes malvadas, da mídia. Mas Rubinho, como um mestre inabalável, compreende. Nos abraça, sem rancor e nos perdoa. Sem precisar usar nenhuma palavra ápera, nos ensina, nos guia, nos dirige. "...coisas de Rubens Gonçalves Barrichello."

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 MAC x LYO

ver dica

Confiança

85%
2 VAL x JUV

ver dica

Confiança

85%
3 LIV x PSG

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Semana 38

RANKING

1 walter ***

300,00

2 ROGER ***

300,00

3 André ***

0,00

4 Renato ***

0,00

5 Alessandro ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes