X
Seja um Colaborador! Veja como funciona

Entre com suas credenciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


RBR fecha acordo com a Honda para operar seus motores a partir de 2022

15/02/2021 - 15:33 - Automobilismo

por Pedro Feitosa

Fornecedora dos motores da RBR e da AlphaTauri a montadora Honda anunciou que deixará a Fórmula 1 ao término da temporada 2021 e colocou as escuderias em um beco sem saída, mas, nesta segunda-feira, os austríacos anunciaram que assumirão a operação dos projetos japoneses a partir de 2022. Assim, as duas equipes podem seguir com as mesmas unidades de potência que vem utilizando nas últimas temporadas e não precisarão da ajuda de rivais ou de antigos fornecedores com quem não tiveram um bom rompimento.

A novela dos motores da RBR - Red Bull Racing e sua subsidiaria AlphaTauri começou com duas notícias que movimentaram os bastidores da Fórmula 1 nos últimos meses. A primeira foi a decisão da Honda de deixar a categoria após o final da temporada 2021. Segundo a montadora a escolha foi motivada por uma vontade da empresa em direcionar recursos para o criação de formas alternativas de energia, com foco maior na adoção de uma neutralidade de carbono até 2050.

Logo após essa decisão, a própria RBR liderou uma força tarifa que levou a FIA – Federação Internacional de Automobilismo a congelar o desenvolvimento dos projetos dos motores até 2025; decisão que foi aprovada por todas as outras equipes. O interesse da escuderia nessa decisão vem pelo desejo antigo de assumir os motores Honda, porém, a equipe não teria recursos para promover melhorias no projeto em curto prazo. Com esses dois passos bem entrosados, a equipe anunciou nesta segunda-feira que irá operar os motores Honda a partir de 2022.

O consultor da RBR, Helmut Marko, falou sobre as negociações e seu desfecho positivo. “Temos discutido esse assunto com a Honda há algum tempo e, após a decisão da FIA de congelar o desenvolvimento das unidades de potência a partir de 2022, pudemos finalmente chegar a um acordo sobre o uso contínuo das unidades de potência híbridas da Honda. Somos gratos pela colaboração da Honda nesse sentido e por ajudar a garantir que a RBR e a AlphaTauri continuem a ter unidades de potência competitivas”.

Parceira RBR e Honda chegou perto dos títulos

A parceria entre Honda e RBR começou em 2019 e nessa primeira temporada em que disputaram juntas equipe e montadora conseguiram o 3º lugar com 417 pontos; já em 2020 a dupla não conseguiu superar a Mercedes, mas, conquistou o segundo lugar marcando 319 pontos e tendo nos volantes Alexander Albon e Max Verstappen.

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 COR x PAL

ver dica

Confiança

90%
2 SAN x FER

ver dica

Confiança

90%
3 INT x COR

ver dica

Confiança

90%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RANKING COMPLETO


Mais Esportes



Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.