Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Curiosidades sobre a NBA

18/03/2017 - 21:06 - Basquete

por Flávio Figueiredo

As finais da NBA colocam frente à frente os campeões das duas Conferências da liga: a Oeste e a Leste. Disputada em uma série melhor de 7 partidas, a finalíssima da NBA tem o seguinte formato de mandos de quadra: 2-2-1-1-1. Ou seja, as duas primeiras partidas são disputadas na casa do time de melhor campanha; as duas seguintes são disputadas na casa do time de pior campanha; e então tem-se os mandos alternados, caso necessário. A série é encerrada quando uma das equipes alcança 4 vitórias. A franquia leva para casa o cobiçado Troféu Larry O´Brien.  O jogador mais importante das finais, não necessariamente aquele com as melhores estatísticas, é escolhido por votação o MVP (Most Valuable Player) das finais.

 

CURIOSIDADES:

 

MAIORES CAMPEÕES DA NBA:

A franquia que mais vezes se sagrou campeã da NBA foi o Boston Celtics. O time de Massachusetts levou o Troféu Larry O'Brien para a casa nada mais, nada menos do que 17 vezes. Os verdes são seguidos de perto pelo Los Angeles Lakers, que venceu 16 vezes.

O Top 5 é completo da seguinte maneira:

 

1. Boston Celtics - 17 títulos

2. Los Angeles Lakers - 16 títulos

3. Chicago Bulls - 6 títulos

4. San Antonio Spurs - 5 títulos

5. Golden State Warriors - 4 títulos

 

JOGADORES MAIS VEZES CAMPEÕES DA NBA:

De longe, o Bill Russell é o jogador que mais vezes foi campeão da NBA. O lendário ex-pivô do Boston Celtics foi campeão nada mais, nada menos do que 11 vezes. Russell foi o principal jogador do Celtics que instituiu uma dinastia na liga no final dos anos 50 e início dos anos 60.

As cinco primeiras posições no ranking dos jogadores com mais títulos da NBA são as que se seguem:

1. Bill Russell (Boston Celtics) - 11 títulos

2. Sam Jones (Boston Celtics) - 10 titulos

3. John Havlicek/Tom Heinsohn/K.C. Jones/Tom Sanders (Boston Celtics) - 8 títulos

4. John Loscutoff/Frank Ramsey (Boston Celtics); Robert Horry (Houston Rockets/San Antonio Spurs/Los Angeles Lakers) - 7 títulos

5. Kareem Abdul-Jabbar (Milwaukee Bucks/Los Angeles Lakers); Bob Cousy (Boston Celtics); Michael Jordan/Scottie Pippen (Chicago Bulls) - 6 títulos

 

TÉCNICOS MAIS VEZES CAMPEÕES DA NBA:

Nesse quesito, Phil Jackson, técnico com lendária passagens por Chicago Bulls e Los Angeles Lakers, é o líder. O "Zen Master" levou o caneco para casa como comandante por 11 vezes. Foram 6 vezes comandando o esquadrão liderado por Michael Jordan e mais 5 vezes com Shaquille O'Neal e Kobe Bryant sob sua tutela.

Os cinco técnicos com mais títulos da NBA são:

1. Phil Jackson (Chicago Bulls/Los Angeles Lakers) - 11 títulos

2. Red Auerbach (Boston Celtics) - 9 títulos

3. John Kundla (Minneapolis Lakers) - 5 títulos

4. Pat Riley (Los Angeles Lakers/Miami Heat) - 5 títulos

5. Gregg Popovich (San Antonio Spurs) - 5 títulos

 

JOGADORES BRASILEIROS CAMPEÕES DA NBA:

Alguns jogadores brasileiros, enfim, atingiram a glória máxima do basquete profissional ao se sagrarem campeões da NBA, a liga de basquete mais disputada do planeta. Até hoje, Tiago Splitter, então no San Antonio Spurs (2014), e Leandro Barbosa, o Leandrinho, então no Golden State Warriors (2015), são os únicos jogadores brasileiros campeões da NBA. 

Apesar de estar presente em 3 finais (2007 e 2015 pelo Cleveland e 2016 pelo Warriors), Anderson Varejão nunca foi campeão da NBA. O brasileiro trocou o time de Ohio pela Bay Area durante a temporada passada, saindo do futuro campeão para o futuro vice-campeão. 

MAIORES CAMPEÕES NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

Apesar da aparente hegemonia de LeBron James, em termos de franquias campeãs os últimos 10 anos têm se mostrado equilibrados. Los Angeles Lakers, Miami Heat e San Antonio Spurs conquistaram dois títulos cada desde a temporada 2006-07. Cleveland Cavaliers, Dallas Mavericks, Golden State Warriors e Boston Celtics consquistaram uma vez cada o título mais cobiçado do basquete mundial. 

Agora quando o assunto é jogador, LeBron James de fato reina. Apelidado de rei, o camisa 23 conquistou 3 dos últimos 10 títulos disputados. Impressiona, porém, a quantidade de finais que o "Rei" disputou. Foram 7 finais disputadas nos últimos 10 anos, sendo 6 foram de maneira consecutiva durante as últimas 6 finais da NBA.

 

Leia mais:

Clássico de Nova York

Boletim da NBA

 

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 GOI x VAS

ver dica

Confiança

80%
2 AVA x CRU

ver dica

Confiança

80%
3 BOT x CAP

ver dica

Confiança

80%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes