Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Desabafo de Isaiah Thomas: "Isto é por Boston"

19/09/2017 - 17:12 - Basquete

por Flávio Figueiredo

"Isto é por Boston"

Foi o título escolhido por Isaiah Thomas para seu desabafo. Em pouco mais de dois anos, o baixinho de 1,75m, última escolha do Draft de 2011, deixou de ser coadjuvante na NBA para se tornar o rosto de uma das franquias mais populares da NBA: os Celtics. Com desempenho impressionante na última temporada, conduziu o até pouco tempo desacreditado time verde até a final da Conferência Leste. Para 2017/18, a expectativa era ir além, com a contratação de mais uma estrela que ajudou a recrutar: Gordon Hayward. Mas tudo mudou de repente, com uma ligação dentro de um carro: foi assim que IT soube que havia sido trocado por Kyrie Irving com o Cleveland Cavaliers.

"Sim, eu vou dizer isso: essa m... machuca. Machuca muito. E não vou mentir. Ainda continua doendo", escreveu Thomas.

Escrevendo para o site "The Player Tribune", que abre espaço para artigos escritos em primeira pessoa por atletas de todo o mundo, o armador revelou detalhes de como encarou o difícil momento. Segundo Isaiah, ele não imaginava que isso pudesse acontecer. Estava voltando de viagem romântica com a esposa quando recebeu mensagem do diretor dos Celtics, Danny Ainge. Ao retornar a ligação ainda no carro pouco após deixar o aeroporto, soube que tinha acabado de ser trocado.

"Meu primeiro instinto foi tentar entender o que isso iria significar para a minha família. Eu pensei nos meus dois filhos, James e Jaiden, e em ter que dizer para eles que era hora de mudança. Eu sabia que ia ser um choque para eles - primeiramente, por terem acabado de começar um ano letivo na escola. Em segundo lugar, por saber o quanto Boston se tornou casa para eles. Para todos nós", diz outro trecho do texto.

Isaiah conta que a primeira reação de seu filho mais velho foi querer saber para qual time o pai iria. Ao saber que seriam os Cavs, apenas começou a gritar "LeBron James". Já o mais novo, disse ter ficado triste por não saber se teriam pistas de skate em Cleveland.

"A verdade é que as reações dos meus filhos foi tudo o que eu precisava. Todos os rumores, todos os analistas falando por aí... e, cara, meus filhos alcançaram tudo perfeitamente em alguns minutos pelo FaceTime. Tudo sobre essa troca, tudo sobre o que eu estava sentido no meu coração naquele momento. Eles alcançaram as únicas duas coisas que interessavam. Um, o meu mais velho, disse "LeBron James". Em outras palavras, eu estou indo me juntar ao melhor time do Leste e tentar ganhar um campeonato ao lado do melhor jogador de basquete do mundo. O outro, meu mais novo, disse qeu ficou triste. Em outras palavras, cara, eu vou sentir muita falta dessa cidade (Boston). Eu vou sentir muita falta e ser um Celtic".

 

Thomas: "Não acho que o Boston Celtics ficou melhor com essa troca"

Em outro trecho do texto, Isaiah Thomas ressalta que, apesar de surpreso com a negociação, entende a posição do Boston Celtics. No entanto, discorda dela.

"Não é que eu não tenha entendido. É claro que sim: isso é um negócio. Danny é um homem de negócios e ele fez um movimento de negócios. Eu não concordo com ele, pessoamlente, não acho que o Boston Celtics se tornou um time melhor com essa troca. Mas isso não é o meu trabalho. É o trabalho do Danny. É um trabalho duro e ele tem sido muito bom nisso. Mas no fim do dia, esses acordos apenas dizem uma coisa: negócios. Não fica mágoa no fim. Eu sou crescido e sei como seria quando entrei nessa liga - e tenho que dizer que tenho tido muito mais bençãos que maldições".

 

O armador também afirmou que espera que essa situação deixe um ensinamento. Thomas lembrou todas as críticas que Kevin Durant recebeu quando deixou o Oklahoma City Thunder e foi para o Golden State Warriors, e disse que, se os proprietários de times têm o direito de buscarem o que acham que é o melhor para suas franquias, os jogadores tambem têm esse direito.

"Em várias maneiras, eu acho que foi uma grande lição. Não apenas para mim, mas para a liga como um todo. Para os fãs e a imprensa também, vocês sabem, em teremos de como falam sobre caras que trocam de time. Eu estava pensando sobre o último ano, quando KD em sua free agency - sobre como as pessoas o fizeram passar por tempos difíceis por ter feito o que acho que era o melhor para ele e seu futuro. Como ele foi transformado em um vilão, apenas por fazer o que tinha o direito de fazer como free agent. De repente, era o egoista ou o covarde. De repente, apenas por fazer negócio e ir em busca do que era o melhor para ele mesmo, foi pintado como um cara ruim", escreve Isaiah Thomas.

Agradecimento a Boston e mensagem de Tom Brady

Em seu desabafo, Isaiah Thomas volta a falar sobre toda sua identificação com o Boston Celtics. O armador faz questão de deixar claro seu sentimento de gratidão por tudo o que passou com o time.

"Toda a minha vida, tudo o que eu fiz foi vencer e jogar um grande basquete. Mas, de repente, quando me tornei profissional, as pessoas ficavam me dizendo que eu tinha que ser um jogador de banco - que o melhor que eu poderia esperar era ser pontuador em um time em reconstrução. E era uma situação similar a que passava os Celtics: desde que os C's existem, tudo o que fizeram foi vencer e jogar um grande basquete. Mas agora, de repente, as pessoas estavam dizendo aos torcedores que eles tinham que passar por uma reconstrução e seriam um time de "loteria" (no Draft) por algum tempo. E quase como eu e a cidade, meu time dos Celtics e esses fãs dos Celtics, nós compartilhamos o mesmo coração, a mesma mentalidade. Ambos queríamos vencer - agora - e nenhum de nós tinha tempo para as críticas. Foi como, cara, f... a "loteria". Acho que isso nos fez desenvolver essa ligação especial, essa conexão e esse momento.

 

Thomas conta ainda que tinha traçado uma meta: se tornar um dos maiores nomes da história do Boston Celtics. Ser uma espécie de Tom Brady para a cidade de Boston, uma espécie de David Ortiz (ídolo do Boston Red Sox). Brady, por sinal, foi um dos que o enviou mensagem quando soube da troca.

- E aí, IT, eu ouvi as notícias. Você está bem?

- Eu estou bem. Quero dizer, é bem louco. É um jogo cruel

- Sim, é sim. Tudo de melhor para você. Você vai se sair muito bem. Mantenha contato.

Foi a troca de mensagens que Isaiah disse ter tido com Tom Brady logo após a negociação.

"Não foi exatamente sobre o que ele disse, foi muito legal da parte dele ter dito tudo isso, sem dúvidas. Mas isso foi muito mais do que possa significar, isso está preso comigo. Receber uma pensagem pessoal de alguém como Tom, que é uma lenda dos esportes em Boston... Quero dizer, foi um gosto agridoce".

Por fim, Isaiah Thomas afirma que espera que, no futuro, tenham pessoas que possam dizer que se tornaram torcedores do Boston Celtics porque o viram jogar. E deixa um recado. Afirma que será bem estranho enfrentar o antigo time agora vestindo a camisa dos Cavs, mas se isso acontecer, não terá outra opção.

"Eu não vim para Cleveland para perder".

*Fonte:Globosporte

 

Leia Mais:

Bogut jogará pelos Lakers nessa Temporada

Lakers homenageará Kobe Bryant aposentando seus números

 

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 EIB x BAR

ver dica

Confiança

80%
2 MAD x BET

ver dica

Confiança

85%
3 LEV x ATL

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes