Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Gregg Popovich tem lutas contra injustiças e dá exemplo

25/10/2017 - 16:31 - Basquete

por Flávio Figueiredo

Ele é um dos maiores gênios que a NBA já teve, mas não chega a ser uma das figuras mais carismáticas em frente às câmeras. Pelo contrário: é até conhecido por respostas mais ríspidas a perguntas que não acha tão interessantes. Com as câmeras desligadas, porém, Gregg Popovich é tão gênio quanto é à beira das quadras.

Pentacampeão da NBA, o treinador dos Spurs já lutou contra a pobreza, a homofobia e agora também combate os erros e o preconceito da Justiça norte-americana.

“É mais do que escandaloso pensar em quantos norte-americanos temos em prisões. A maioria por relações com drogas, mais que em qualquer país do mundo. Além disso, a maior parte dos presos é  negro. Isso é inaceitável e embaraçoso como uma nação. Pensamos que somos excepcionais em várias coisas – e somos mesmo. Mas nessa situação, somos excepcionais pelo motivo errado. Ficar preso por 15, 20 ou 25 anos por uma acusação falsa é incompreensível. Não consigo nem me imaginar nessa situação”, disse Popovich.

Isso porque agora ele faz parte do Innocence Project (Projeto Inocência, em tradução literal), que é feito justamente para tentar inocentar as pessoas que foram presas injustamente – pagando exames de DNA para aqueles que não conseguem fazer isso mesmo para se inocentar.

E a ‘boa-ação’ está longe de ser isolada. Popovich aproveitou várias outras oportunidades que teve para lutar contra outras injustiças.

“Se você tem uma boa condição de vida, tem que se sentir envergonhado de não fazer nada para diminuir as desigualdades. Seja fazendo trabalho comunitário, doando dinheiro ou ambos. É uma responsabilidade que não se pode negar”, disse certa vez, quando fazia justamente um serviço comunitário em San Antonio.

“Pensamos que somos esse grande lugar democrático e justo. Mas você olha para o nosso mundo agora e há todo tipo de desigualdade, seja de gênero, racial ou religiosa. Acho que uma equipe treinada por uma mulher tem muito a ver com o amadurecimento das pessoas como indivíduos, como membros de uma sociedade”, disse, enquanto defendia que mulheres também tivessem espaço como treinadoras na NBA.

“Cresça, amadureça, amplie seus horizontes. E em segundo lugar, seja amoroso o suficiente para continuar a educar alguns dos que talvez nunca tenham tido a oportunidade de mudar sua mentalidade”, disse em relação à possibilidade de os jogadores não aceitarem um gay nos vestiários.

Por todas as causas que defende, Popovich ainda se tornou um ‘inimigo natural’ do presidente Donald Trump. E nunca escondeu que é contra às políticas de segregação que ele implementa.

"Eu simplesmente me sentiria melhor se alguém que estivesse na posição dele mostrasse a maturidade e o nível psicológico e emocional que alguém de sua idade deveria ter. É perigoso, e não nos faz bem”, disse, no dia da posse de Trump.

E, enquanto tenta ajudar no combate de todas as desigualdades, Gregg Popovich ainda ‘acha tempo’ para continuar sendo um dos grandes nomes da NBA. Em toda a sua ‘era’ em San Antonio, os Spurs sempre brigaram por títulos – e os conquistou cinco vezes.

*Fonte: ESPN

# Aposte nas melhores franquias da NBA acessando .

 

Leia Mais:

DeMarcus Cousins recebe multa por xingar torcedor

Novato, Super trio e Lonzo Ball, tudo o que você precisa saber sobre a NBA

 

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 PAL x RIV

ver dica

Confiança

90%
2 MAN x MAC

ver dica

Confiança

80%
3 MIL x LAZ

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Rodada 16

RANKING

1 Ivan ***

850,00

2 Devanir ***

750,00

3 André ***

0,00

4 Renato ***

0,00

5 Alessandro ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes