Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Criciumense detalha rotina de ‘piloto virtual’ e busca espaço nos esports

03/03/2020 - 12:36 - e-Sports

por Cristina Possamai

De diversão de criança para trabalho diário e competitivo. Os jogos eletrônicos fazem parte da rotina do criciumense Elisson Flauzino e não são mais apenas uma distração. Afinal, ele é piloto virtual desde outubro de 2016. Campeão da Cockpit Águia DTM Rookie 2017, Elisson busca por bons resultados no campeonato mundial da categoria. Relembre a entrevista feita com o criciumense no começo de 2018. 

Você sempre se interessou pelo mundo dos jogos eletrônicos? Como foi a sua entrada nas competições oficiais? Elisson Flauzino: Sim. Desde criança foi meu pai, que era fanático por corridas, que sempre me motivou e sempre comprava os jogos de corridas para nossos videogames. Meu irmão e eu sempre corríamos juntos e a gente imaginava: “Já pensou se um dia uma equipe de automobilismo real contrata a gente?” Um certo dia, começamos a pesquisar a existência de ligas e campeonatos dos jogos que nós jogávamos. Nós encontramos um mundo novo, o automobilismo virtual. E foi aí que eu entrei na liga brasileira Raceroomers, então comprei um volante inicial e um computador de baixo custo para eu ver como eu me saía.

Atualmente, você faz parte de alguma equipe? Qual é a sua rotina de treinos e o game disputado? Elisson Flauzino: Atualmente faço parte da equipe Project D e minha rotina de treinos varia de acordo com meu horário de trabalho, no turno da noite, ficando apenas com o dia para descanso e tarefas domésticas. Se tudo correr bem, meu horário de treino varia de 2 a 3 horas por dia durante a semana. Eu utilizo os simuladores Raceroom Racing Experience, Automobilista e RFactor 2, mas minha rotina de treinos é mais focada no Raceroom.

Quais foram as suas principais conquistas dentro dos e-sports?

Elisson Flauzino: Com muita surpresa, no meu primeiro campeonato oficial na categoria rookie (amador), fui campeão. Isso foi na primeira temporada da Liga Raceroomers em 2017. Foram 6 corridas em pistas conhecidas mundialmente, com os famosos carros de Turismo alemão, os DTM. Depois usei o mesmo simulador no modo profissional correndo nas categorias WTCC e DTM, e nessa T2 (segunda temporada) nos dois campeonatos fiquei dentro do top 10 do Brasil. Com isso fui convidado a participar da liga européia, Raceroomers Portugal GT3, ficando na 3° posição no geral.

Como foi a participação na etapa mundial? Elisson Flauzino: Logo depois, através de uma seletiva mundial feita pela própria desenvolvedora do jogo, a Sector 3 e com homologação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) consegui me classificar na 25° posição dentre 4 mil pilotos. Com a desistência de um dos pilotos, tive a chance de disputar a etapa principal.    A seletiva funciona como um desafio de tempo de volta na pista ao longo de um período determinado pelos organizadores. Ao final do prazo, os vinte e quatro melhores tempos ganham o direito de participar da etapa do campeonato mundial, com transmissão ao vivo. Foi uma grande emoção ter recebido o e-mail com a confirmação da minha primeira participação em uma prova a nível mundial, e apenas no meu primeiro ano de automobilismo virtual. Na corrida terminei na 20ª posição na bateria 1 e na 19ª posição na bateria 2, mas me senti tão feliz quanto na minha primeira vitória.

Já disputou alguma prova neste ano (2018)?  Elisson Flauzino: Em 2018, os organizadores abriram outra seletiva na categoria de GT3 mundial. Os carros da categoria GT3 são carros de produção em série das principais montadoras de todo o mundo. Lendas com o Corvette Z06, Audi R8 LMS, BMW M6, Bentley Continental, McLaren 650s, Mercedes AMG, Porsche 911R, etc. Decidi entrar no desafio da learderboard e acabei ficando com a 9ª colocação no geral. Na corrida, larguei na 4ª colocação, mas logo na primeira curva recebi um toque e caí para último. Ao longo da corrida fui me recuperando, e já tinha conseguido a 9° colocação. Mas faltando 2 minutos para o fim da corrida, minha conexão caiu e fui desconectado do servidor. Eu poderia desanimar com a situação, mas logo depois do acontecido liguei a TV para acompanhar a corrida ao vivo, e me emocionei ao ouvir os narradores e comentaristas alemães elogiando minha performance. 

Quais são os seus próximos objetivos dentro da categoria? Elisson Flauzino: Meu foco sempre vai ser corridas, as disputas tanto em campeonatos oficiais quanto nos “For fun” (corridas organizadas sem compromisso, apenas diversão). Porém, penso sim em um dia ser patrocinado e quem sabe poder entrar em uma academia de pilotos reais. Vou estar sempre de olho nas seletivas mundiais, pois é ali que estão grandes prêmios, como dinheiro e até viagens para corridas oficiais das demais categorias do automobilismo real, e também maior visibilidade para alguém que busca um dia ser patrocinado.

Quais as dicas você daria para quem pretende competir profissionalmente nos e-sports? Elisson Flauzino: No e-sports, mas principalmente no automobilismo virtual, qualquer pessoa que queria entrar nesse mundo deve pensar primeiro em diversão. Seja em um jogo de corrida, ação em primeira pessoa, ou até de esportes, tipo o Fifa, o número de adeptos é cada vez maior e a chance de se fazer boas amizades também. Então, encontre amigos que gostem de corridas e os convide para correr. Aprenda o máximo sobre os carros, as pistas, as funcionalidades do jogo ou do simulador, para só aí, após adquirir boa experiência, pensar em competir. Assista e participe das transmissões das diversas ligas que existem no Brasil, seja atuante nas redes sociais e encontre uma boa equipe. Treinar sempre! Eu sempre pensei que para estar brigando com os melhores teria que ter um excelente equipamento. Sim, faz toda a diferença, mas com muito treino eu levei meu logitech G27 a disputar corridas contra pilotos com equipamentos acima de 10 mil reais. O que vai fazer a diferença é o quanto de horas você terá treinado a mais que seus adversários.

Objetivos a longo prazo? Elisson Flauzino: As minhas conquistas foram no meu primeiro ano no e-sports, e não quero parar por aí. Meu foco e dedicação estarão sempre em campeonatos oficiais. Espero um dia chegar próximo ao nível que o Cristiano de Sá é hoje, um piloto de alto desempenho e com um patrocinador de peso, a grandiosa Thrustmaster. Agradecimentos ao apoio de minha esposa, meu irmão, minha cunhada e minha mãe, que sempre estão na torcida por mim.

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 FOR x CSA

ver dica

Confiança

85%
2 COR x INT

ver dica

Confiança

80%
3 CHA x CEA

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes