Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Adidas x Puma! Conheça a história das marcas que um dia foram uma só

12/02/2018 - 22:25 - Futebol

por Frederico Verchai

A partir da próxima temporada, o Milan, um dos clubes mais tradicionais da Itália, passará a utilizar materiais esportivos fornecidos pela Puma. Até hoje com contrato com a Adidas, os rossoneros deixarão o antigo parceiro a partir do dia 1º de julho para usar uniformes fabricados pela Puma. Com a mudança da diretoria do Milan, é hora de conhecer a rivalidade que existe entre as duas empresas, que envolve as Grandes Guerras e família.

No final do século XIX, na pequena Herzogenaurach, na Alemanha, viviam Rodolf e Adolf, filhos do sapateiro Cristoph Dassler, junto com seus pais e outros dois irmãos. Após a Primeira Guerra Mundial, o irmão mais novo, Adolf, apelidado de Adi, para ajudar nas contas da família montou uma oficina de sapato numa espécie de garagem de casa, onde sua mãe antes lavava roupa dos vizinhos.

Alguns anos depois, ao lado do irmão Rodolf, apelidado de Rudi, eles fundaram a Gebrüder Fassler Schuhfabrik, uma fábrica de sapatos. Enquanto o irmão mais velho se ocupava dos negócios, vendendo os sapatos, Adi era o artista, que passava horas desenhando novos modelos. Com o crescimento do esporte, antiga paixão dos irmãos, a fábrica passou a vender tênis especificamente para a pratica de diversos esportes e assim cresceu  o suficiente para sair da casa dos Dassler em 1926, quando mudou-se para uma fábrica maior.

Chegando aos anos 30, início da ascensão nazista, Adi e Rudi viram uma grande oportunidade com a paixão dos seguidores de Hitler pelo esporte e por isso acabaram se aproximando do partido extremista. A atitude teve um bom resultado: as vendas multiplicaram e os irmãos tiveram que mudar varias vezes de local para dar conta dos pedidos.

Porém, em 1936, durante os Jogos Olímpicos de Berlim, Adi viu no jovem corredor Jesse Owens, uma oportunidade de levar sua marca para os Estados Unidos. Vestindo os tênis com cravos feitos sob medidas, o norte-americano conquistou quatro medalhas de ouro em plena Alemanha nazista e levou a Gebrüder Fassler Schuhfabrik para outro patamar. Por se negro, a vitória de Owens não foi bem vista pelos alemães nazistas, assim como o fato de seus sapatos serem feitos por uma empresa alemã.

Com o crescimento dos negócios, o relacionamento dos irmãos, que nunca foi dos melhores, só piorou. Enquanto Rudi estava focado em vender mais e mais rápido, Adi queria tempo para melhorar a qualidade dos tênis esportivos. Com as brigas cada vez piores, tanto por motivos pessoais como profissionais (entre eles a invenção das travas descartáveis), a Gebrüder Fassler Schuhfabrik fechou após o fim da guerra.

Foi aí que surgiram a Puma, dirigida por Rudi, e a Adidas, de Adi. Com a separação, a própria família ficou dividida e a rivalidade chegou ao ponto de funcionários da Puma serem proibidos de namorar ou casar com funcionários da Adidas, ou seja, uma família poderia trabalhar apenas em uma das empresas, nunca nas duas. A divisão ainda chegou ao cenário politico e religioso, com a Puma sendo classificada como católica e conservadora, e a Adidas mais protestante e social-democrata.

 

Um acontecimento que simboliza muito a rivalidade entre os irmão envolveu Pelé e a Copa do Mundo de 1970, no México. Um dos maiores nomes daquele Mundial, o brasileiro foi disputado pelas duas empresas, que depois de algumas negociações conturbadas comandadas pelos filhos dos irmãos Dassler, aceitaram não assinar com o atacante da seleção brasileira. Porém, em uma das partidas, Pelé entrou em campo com uma chuteira da Puma, o que gerou ainda brigas entre os primos e afastou ainda mais Rudi e Adi.

Ate hoje, Puma e Adidas são empresas com muita rivalidade, mas já conseguem dividir o espaço no mercado de fornecedores de materiais esportivos.

 

LEIA MAIS:

Messi revela quem são os seus favoritos ao título da Champions

Perto de volta, Jesus projeta reconquista da confiança e Champions

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 INT x AME

ver dica

Confiança

85%
2 SPFC x GRE

ver dica

Confiança

85%
3 FLA x SAN

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Semana 45

RANKING

1 Jair ***

676,00

2 Michel ***

460,00

3 rodrigo ***

255,00

4 ROBERTO LUIZ HASSEL ***

0,00

5 walter ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes