Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Atlético de Madrid já se chamou Athletic e é cria de rival

23/09/2017 - 18:45 - Futebol

por Frederico Verchai

Com quase 115 anos de trajetória, o Atlético de Madrid, hoje o terceiro principal clube do futebol espanhol, tem uma história curiosa. A equipe hoje comandada por Diego Simeone foi criado por torcedores de um clube que virou rival, já se chamou Athletic e chegou a ser considerado o melhor clube de Madrid.

No dia 26 de abril de 1903 um grupo de torcedores bascos do Athletic de Bilbao se reuniu e fundou o Athletic Club de Madrid, que seria filiado ao clube de Bilbao e teria as mesmas cores, azul e branco, em suas camisas e os escudos. Poucos anos depois, os torcedores do Athletic de Madrid ganharam o apelido de colchoneros, já que naquela época os colchões eram revestidos com cores parecidas com os uniformes da equipe.

Com o passar dos anos, o Athletic de Madrid foi ganhando apoio dos torcedores das classes operárias, enquanto o rival regional, Real Madrid, ficava com torcedores da realeza. Crescendo cada vez mais, a equipe conseguia classificações para a Copa do Rei, então principal competição na Espanha, porém, como era uma filial do Athletic de Bilbao não participava do torneio, o que gerou incomodo por parte dos torcedores da equipe de Madrid.

O resultado disso foi uma separação das equipes em 1921, quando o clube madrilenho desvencilhou-se da equipe basca e assumiu sua independência, mantendo, porém, seus uniformes, nomes e escudos semelhantes. Por conta desta situação, criou-se uma grande rivalidade entre os dois Athletics.

# Cadastre-se na  para ganhar um BÔNUS de boas vindas em um dos melhores sites de apostas online do mundo!

 

Melhor clube de Madrid

Depois da Guerra Civil Espanhola (entre 1936 e 1939) o Athletic de Madrid se fundiu ao Aviación Nacional, equipe aeronáutica espanhola, e mudou seu nome para Athletic Aviación de Madrid. Em 1939/40, recebeu um convite para participar da Liga Espanhola, ocupando o lugar do Real Oviedo, que foi destruído pela Guerra, e acabou sendo campeão, consagrando-se bicampeão na temporada seguinte.

No mesmo ano que conquistou seu segundo título nacional, o Athletic Aviación de Madrid teve que mudar de nome por conta de um decreto do presidente Francisco Franco que proibiu o uso oficial de outro idioma que não a língua castelhana (espanhola) no território espanhol. Com isso, o Athletic, que era em inglês, foi mudado e o clube assumiu o nome de Atlético Aviación de Madrid.

Em 1947, quando o vínculo com as forças aéreas foi encerrado, o clube mudou de nome novamente, passando a chamar-se Club Atlético de Madrid. Já em 1949/50 e 1950/51, os colchoneros voltaram a conquistar o título espanhol chegaram ao 4º título nacional, assumindo assim o título de segunda maior vencedora do campeonato espanhol na época, ao lado do Barcelona e apenas um atrás do Athletic de Bilbao.

Entretanto, depois da saída do técnico Helenio Herrera, o Atlético de Madrid não conquistou mais títulos e foi perdendo a sua hegemonia em Madrid, já que o Real Madrid passou a contar com Alfredo di Stéfano e Ferenc Púskas, conquistando o Campeonato Espanhol e outros grandes torneios.

Agora em 2017, o Atlético de Madrid aparece entre os grandes clubes espanhóis e europeus, ainda dividindo as atenções com Barcelona e Real Madrid, mas contando com grandes elencos, um estádio recém-estreado que custou mais de € 240 milhões (1,146 bilhão), o Estádio Wanda Metropolitano, e voltou a chegar a finais importantes, como em 2013/14 e 2015/16, quando foi derrotado pelo Real Madrid nas finais da Champions League.

 

# Acesse a  para apostar e ganhar dinheiro seguindo nossos PROGNÓSTICOS!

 
LEIA MAIS:

Seleção Brasileira tem amistoso marcado para novembro

Neymar concorre ao The Best da FIFA com Messi e CR7

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 CEA x STA

ver dica

Confiança

85%
2 ABC x VIT

ver dica

Confiança

75%
3 BRA x PAN

ver dica

Confiança

90%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes