Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


CBF surpreende e anuncia árbitro de vídeo no Brasileirão

18/09/2017 - 19:13 - Futebol

por Frederico Verchai

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fez um anúncio nesta segunda-feira (18) que pegou muita gente de surpresa: teremos árbitro de vídeo já na próxima rodada do Brasileirão 2017, que será disputada no fim de semana. O anúncio veio através do chefe de Comissão Nacional de Arbitragem da entidade, Marcos Marinho, em entrevista ao site GloboEsporte.com.

“A decisão foi comunicada pelo presidente (Marco Polo Del Nero) a nós e vamos implementar na rodada do final de semana. Não importa quanto custar. Vamos implementar”, afirmou Marinho.

A decisão foi tomada no dia seguinte ao jogo entre Corinthians e Vasco, onde o atacante Jô marcou o gol da vitória corintiana com o braço e gerou muita polêmica. Na terça-feira, 19, será realizada uma reunião na sede da CBF para definir maiores detalhes da implementação do árbitro de vídeo e se ele, conhecido como VAR, será usado também em outras competições da CBF, como a Copa do Brasil.

Vale lembrar que o árbitro de vídeo só pode interferir no jogo em quatro situações: gol, definindo se houve alguma infração que permita a anulação do gol; pênalti, definindo se foi uma falta efetivamente e se ocorreu dentro ou fora da área; aplicações de cartões vermelhos, ajudando a decidir se a falta foi grave o suficiente para uma expulsão; e confusão de identidade, ajudando na identificação do autor da infração.

# Cadastre-se na  para ganhar um BÔNUS de boas vindas em um dos melhores sites de apostas online do mundo!

 

Permissão no regulamento

O uso do VAR já está previsto no Regulamento Geral de Competições da CBF, onde nos artigos 75, 76 e 77, permite-se o uso de árbitro de vídeo, porém, sem necessariamente estar sendo usado em todas as partidas da rodada. Ou seja, caso a Arena Condá (Chapecoense x Ponte Preta), por exemplo, não tenha a infraestrutura para que o VAR seja utilizado, enquanto o Maracanã (Fluminense x Palmeiras) tenha, apenas a partida do Rio de Janeiro receberá o árbitro de vídeo.

Art. 75 - A CBF poderá utilizar a tecnologia em arbitragens nas competições nacionais que coordena, adotando a forma, termos e limites constantes do projeto que elaborou e do respectivo protocolo determinado pela International Football Association Board - IFAB, que passam a fazer parte integrante e indissociável deste RGC.

Art. 76 - Será de responsabilidade exclusiva da CBF e de sua estrutura de Arbitragem - Comissão, Departamento e Escola, sob a coordenação do Líder e instrutor de árbitros, como representantes da entidade na IFAB, dar toda a orientação a todos os envolvidos na tecnologia da arbitragem.

Parágrafo único - Incumbe à CBF designar as pessoas que atuarão no processo de tecnologia de arbitragem: árbitros, árbitros assistentes, quarto (4º) árbitro e Árbitros de Vídeo (AV), sendo que estes poderão ser árbitros em atividade, ou ex-árbitros integrantes da estrutura de Arbitragem, ou instrutores de arbitragem internacionais e/ou nacionais vinculados à CBF.

Art. 77 - O uso de "AV" deve ocorrer, a partir do momento em que a Comissão de Arbitragem da CBF apresente condições técnicas e materiais - o que poderá se dar no curso de qualquer das competições que coordena, independentemente de fase.

§ 1º - A CBF não está obrigada a utilizar a tecnologia da arbitragem em todos os jogos da mesma competição ou da mesma rodada, na medida que depende de condições técnicas e materiais para fazê-lo.

§ 2º - Somente o “AV” da CBF é válido para as decisões oriundas dos árbitros que têm a natureza fática e são definitivas nos termos da regra nº 5 do Futebol e do protocolo da IFAB.

§ 3º - A eventual existência de outros vídeos com outros ângulos obtidos em partidas com transmissão direta são oficiosas e não afetarão as decisões da arbitragem, seja para impugnação do resultado, seja para obter qualquer espécie de reparação pelos clubes disputantes ou por terceiros.

 

# Acesse a  para apostar e ganhar dinheiro seguindo nossos PROGNÓSTICOS!

 
LEIA MAIS:

Depois de mais uma derrota, Ponte Preta demite treinador

Jesus tem melhor média de gols por minuto da Premier League

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 PAL x RIV

ver dica

Confiança

90%
2 MAN x MAC

ver dica

Confiança

80%
3 MIL x LAZ

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Rodada 16

RANKING

1 Robson ***

900,00

2 Ivan ***

850,00

3 TIAGO ***

850,00

4 Devanir ***

750,00

5 André ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes