Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Colômbia Pega a Bolívia em Busca do G-5

21/03/2017 - 14:52 - Futebol

por Flávio Figueiredo

O treinador da Colômbia, José Pékerman, convocou 26 jogadores na última sexta-feira (17) para as partidas contra Bolívia e Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Dentre eles estão três jogadores que atuam no Brasil: Yerry Mina e Miguel Borja, do Palmeiras, e Pablo Armero, do Bahia.

Os donos da casa estão fora da zona de classificação para a Copa de 2018. Sem vencer há três rodadas (dois empates e uma derrota), os colombianos ocupam a sexta colocação com 18 pontos (cinco vitórias, três empates e quatro derrotas). Assinalaram 15 gols e sofreram o mesmo número de tentos.

Não é uma situação agradável, naturalmente. Contudo, também não é desastrosa. A diferença para a Argentina, quinta colocada, é de somente um ponto. Na comparação com o Chile, que ocupa o quarto posto e teria vaga direta no Mundial, a distância é de somente dois pontos. Como argentinos e chilenos se enfrentam nesta rodada, basta uma vitória para que os colombianos assegurem um lugar na zona de classificação para a Copa do Mundo.

A Colômbia vai para essas duas partidas sem um artilheiro. A não convocação de Falcão Garcia, do Mônaco, foi a surpresa da convocação. O jogador, que demonstrou ao longo do ano estar recuperando sua melhor forma depois de passar por duas cirurgias, se machucou e desfalcou seu time no decisivo jogo contra o Manchester City. Os monegascos venceram por 3 a 1 e alcançaram pela primeira vez em sua história para as quartas de final do torneio.

Assista Abaixo os Melhores Momentos de Argentina 3 x 0 Colômbia:

Para os bolivianos a situação é crítica. Se as chances de a Bolívia alcançar um lugar no Mundial da Rússia eram consideradas remotas antes mesmo do início da disputa das eliminatórias, depois que o time escalou um atleta irregular e foi punido com a perda de pontos na competição, a pequena esperança acabou.

Os bolivianos agora apenas cumprem tabela nas rodadas que restam. Somam sete pontos (duas vitórias, um empate e nove derrotas).  Apresentam o pior ataque do torneio (dez gols marcados). Sofreram 31, incluindo aqueles que foram impostos como punição.

A Federação Boliviana de Futebol ainda tenta recuperar os quatro pontos que havia conquistado em campo contra Peru e Chile (uma vitória e um empate), mas foram retirados devido à escalação irregular do zagueiro Nelson Cabrera. Seu processo de nacionalização foi considerado irregular e os dois jogos em que atuou tiveram vitória por 3 a 0 concedida aos adversários.

Houve recurso ao Comitê de Apelação da Fifa, que, no entanto, manteve a decisão inicial tomada pelo Comitê Disciplinar da entidade.  Agora, a entidade tenta reverter a situação na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Porém, mesmo que os quatro pontos retornem para sua conta, a chance de alcançar um lugar entre um cinco primeiros pode ser considerada desprezível. Um sucesso dos bolivianos, na prática, serviria apenas para ajudar os rivais do Chile na luta pela vaga no Mundial de 2018. Os chilenos, que haviam perdido para os bolivianos, só conseguiram chegar à zona de classificação ao ganharem no tapetão.

Os cartolas bolivianos podem até não dizer, mas sabem disso. Isso ficou claro na convocação feita pelo técnico Mauricio Soria, que promoveu uma renovação no elenco. Certamente visa iniciar um trabalho pensando já no Mundial de 2022, que será realizado no Catar.

Nosso especialista em assuntos futebolísticos, Roberto Santos deixou seu PROGNÓSTICO para esse jogo.

 

Leia mais:

Fúria quer Primeira Vitória em 2017

França jogará Fora de Casa pela Liderança

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 GOI x VAS

ver dica

Confiança

80%
2 AVA x CRU

ver dica

Confiança

80%
3 BOT x CAP

ver dica

Confiança

80%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes