Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Com as melhores defesas das Eliminatórias, Croácia e Grécia precisam marcar para ir à Copa

08/11/2017 - 10:48 - Futebol

por Flávio Figueiredo

Depois de tomar medidas extremas para seguir na luta por um lugar na Copa do Mundo da Rússia de 2018, a Croácia abre nesta quinta-feira, 9 de novembro, sua batalha para carimbar o passaporte. No estádio Maksimir, em Zagreb, vai receber a Grécia. O início do confronto está agendado para 17h45 (horário de Brasília).

A definição da vaga será definida em duas partidas. O duelo de volta está agendado para 12 de novembro no estádio Georgios Karaiskakis , em Piraeus. O regulamento estabelece o saldo de gols como primeiro critério de desempate e, se houver necessidade, o critério do gol qualificado será usado para definir o confronto.

Isso coloca mais pressão sobre a Croácia no primeiro jogo diante de uma equipe reconhecida por seu sólido sistema defensivo. Porém, nada que pudesse ser comparado com a situação enfrentada pelos jogadores na última rodada dupla que definiu as equipes com vaga direta para o Mundial russo através das eliminatórias europeias.

Depois de empatar com a Finlândia, por 1 a 1, na nona das dez rodadas previstas, a direção da federação demitiu o técnico Ante Cacic, de 64 anos, dando o comando para Zlatko Dalic três dias antes do duelo contra a Ucrânia, no campo do adversário.

Apesar da situação inusitada, a mudança deu certo quando se considera o resultado. Os croatas derrotaram os ucranianos por 2 a 0 e conseguiram o segundo lugar do grupo I ao alcançar 20 pontos (seis vitórias, dois empates e duas derrotas). Deixaram os ucranianos, com 17, para trás e conseguiu sobreviver na luta ao ser o quarto melhor segundo colocado na comparação entre os nove grupos. A vaga direta que a chave concedeu na Copa de 2018 ficou nas mãos da Islândia, que somou 22 pontos (sete vitórias, um empate e duas derrotas).

Donos de técnica apurada, os croatas mostraram uma evolução em seu sistema defensivona disputa. Foram vazados apenas quatro vezes. Nenhuma das seleções que estão na repescagem apresentaram número melhor.

Comandado pelo técnico Zlatko Dalic, o time passou a apresentar uma tática bastante conservadora. Tem uma linha de quatro defensores protegida por dois volantes de contenção. Três meias fazem a ligação com o ataque. Na frente fica isolado o maior destaque do time: Mario Mandzukic, da Juventus. O atacante, no entanto, não está em seu melhor momento. Em dez partidas pelo alvinegro no Campeonato Italiano fez apenas dois gols.

Embora o país tenha passado a disputar torneios internacionais no início dos anos 90 depois da divisão da Iugoslávia, a Croácia conseguiu classificação para seis dos sete torneios de maior importância desde então. O grande destaque foi a participação na Copa do Mundo da França, de 1998. Em sua estreia nos mundiais, alcançou o terceiro posto. Desde então, classificou-se para todas as copas, exceto a da África do Sul, que foi disputada em 2010. Porém, não mais passou da primeira fase.

Para encarar os gregos, Dalic não pode contar com Mateo Kovacic e Vedran Corluka, que ficaram fora de sua lista por contusão.

Melhores Momentos de Ucrânia 0 x 2 Croácia (Eliminatórias da Copa):

# Aposte nas seleções da repescagem acessando .

Os gregos também precisaram do resultado da partida da última rodada das eliminatórias europeias para assegurar matematicamente a segunda colocação no grupo H e terem o direito de disputarem a repescagem. Porém, em situação bem mais tranquila do que a dos croatas. Enfrentaram a frágil seleção de Gibraltar e ainda puderam atuar em casa. Golearam por 4 a 0 alcançando os 19 pontos (cinco vitórias, quatro empates e uma derrota).

Superaram a seleção da Bósnia e Herzegovina por dois pontos, porém, deram a impressão de que poderiam ir mais longe. Mantiveram no primeiro turno uma disputa acirrada com os belgas, que ficaram com o primeiro posto ao acumular 28 (nove vitórias e um empate) dos 30 pontos possíveis.

Porém, empates sem gols com a Bósnia e Herzgovina (fora) e Estônia (em casa) fizeram com que o time entrasse em desvantagem no confronto direto com a Bélgica. Em solo grego, acabaram perdendo por 2 a 1 ficando sem chances de disputar a primeira colocação.

Os gregos conseguiram se classificar para os dois mundiais mais recentes. Porém, não tiveram sucesso na Copa de 2010, na África do Sul, e de 2014, no Brasil. Para tentar

O técnico Michael Skibbe, no entanto, terá problemas no seu mais importante setor para tentar segurar os croatas. O defensor Sokratis Papastathopoulos se machucou na partida de sábado, 4 de novembro, quando defendia o Bayer de Munique. Foi convocado, mas dificilmente terá condições físicas de atuar nesta quinta-feira.

A situação se complicou pela suspensão do também zagueiro Kostas Manolas, da Roma. Ele foi punido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) por ter forçado o segundo cartão amarelo antes de um jogo sem importância para os gregos ficando assim com “ficha limpa”. A entidade que comanda o futebol mundial e frequentemente está envolvida em escândalos de desvio de dinheiro de vendas de direitos de TV e compra de votos para definição das sedes de mundiais considerou a atitude repreensível e suspendeu o jogador da primeira partida contra os croatas.

# Veja nossos PROGNÓSTICOS e acesse .

 

Leia Mais:

Talentosa seleção Suiça pega a Irlanda do Norte sem pensar em surpresa

Tudo o que você precisa saber sobre as Eliminatórias Europeias

 

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 GOI x VAS

ver dica

Confiança

80%
2 AVA x CRU

ver dica

Confiança

80%
3 BOT x CAP

ver dica

Confiança

80%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes