Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Conheça o melhor jogador do Barcelona no primeiro século do clube

25/12/2017 - 15:50 - Futebol

por Frederico Verchai

Em 1999 o Barcelona completou 100 anos de história, após uma eleição feita com os próprios torcedores, Ladislao Kubala foi eleito o melhor jogador do primeiro século do clube catalão, talvez se esta eleição tivesse sido feita hoje, um tal alienígena chamado Lionel Messi provavelmente o roubaria o título, porém Kubala teve merecimentos para alcançar tal proeza de ter sido eleito o melhor do primeiro século de um clube tão grandioso quanto o Barcelona, o clube o homenageou com uma estátua que encontra-se aos arredores do Camp Nou.

Kubala nasceu na Hungria em 10 de junho de 1927, tinha origens polonesa por parte de pai e eslovaca por parte de mãe, foi revelado nas categorias de base de um time húngaro chamado Ganz com apenas 12 anos, clube que chegou ao profissional com 18 anos e jogou poucos jogos. Após isso foi para o Ferencváros, clube mais popular de Budapeste, onde marcou 27 gols em 49 jogos, para evitar o serviço militar migrou para a Checoslováquia para atuar pelo Slovan Bratislava, porém foi recrutado para o serviço militar novamente e voltou para a Hungria de para atuar pelo Vasas, de onde fugiu em 1948 por causa da ditadura, desta vez migrou para a Itália onde jogou em um time local, o Pro Patria.

Durante sua passagem pelo Pro Patria chegou a ser convidado a se juntar ao famoso time do Torino de Valentino Mazzola em uma viagem a Portugal para disputar um amistoso contra o Benfica, porém recusou a importante oportunidade por causa de seu bebê estar doente, preferindo cuidar de sua família, na volta de Lisboa, aconteceu o trágico acidente aéreo de Superga, que matou todo o elenco do Torino.

Kubala chegaria ao Barcelona em 1951 onde permaneceria até 1961, uma década de sucessos. Jogador conhecido por várias qualidades como: excelente proteção de bola, dribles precisos e passes inteligentes, chamava atenção onde jogava, além de clubes, Kubala também defendeu seleções, durante sua vida atuou por quatro seleções, Tchecoslováquia, Hungria, Espanha e Catalunha, esta última não reconhecida pela FIFA, Kubala mesmo declarava-se como “Cidadão do mundo”. Por não ter sido reconhecida suas atuações pela seleção da Catalunha, Kubala é o único jogador a igualar-se a Alfredo Di Stéfano, a ter defendido três seleções diferentes durante sua carreira de jogador de futebol. Uma das mágoas de Kubala durante sua carreira de jogador de futebol foi não ter participado de nenhuma copa do mundo.

# Cadastre-se na  para ganhar um BÔNUS de boas vindas em um dos melhores sites de apostas online do mundo!

Um dos grandes feitos de Kubala é o recorde existente até hoje de ter feito os 5 gols mais rápidos da La Liga (Campeonato Espanhol) todos em apenas 19 minutos, ele é o detentor do recorde até hoje. O feito foi alcançado em 1952, quando o Barcelona goleou o Sporting Gijón por 9x0, ainda no antigo estádio Les Corts, o jogo garantiu a liderança do campeonato que o Barcelona conquistou naquela temporada. Se os cinco gols lhe impressionaram, saiba que Kubala já havia feito dois gols antes no mesmo jogo, isso mesmo, ele fez 7 gols naquela goleada.

Após a saída de Kubala do Barcelona em 1961, ele ainda passaria por Espanyol da Espanha, Zurique da Suíça e Toronto do Canadá, encerrando sua carreira em 1969 com a conquista de diversos títulos, 4 campeonatos espanhóis e 5 Copas da Espanha, todos pelo Barcelona. Após sua aposentadoria como jogador, Kubala ainda seguiria a carreira de treinador de futebol. Foi técnico do Barcelona de 1961 a 1963 e de 1980 a 1982, além de Espanyol, Zurique, Toronto, Córdoba, Al-Hilal, Real Murcia, Málaga, Elche, além das seleções da Espanha de 1969 a 1980, Espanha olímpica em 1992 e a seleção do Paraguai em 1995.

Kubala teve grande importância no Barcelona, ajudou a agregar milhares de fãs e torcedores, isso fez total diferença na vida do clube, a eleição de melhor jogador do primeiro século do clube e a estátua aos arredores do Estádio Camp Nou foram justas homenagens feitas ao atleta. Kubala faleceu em 2002 aos 74 anos, porém seu nome ficará eternizado na história de um dos maiores clubes de futebol do mundo!

 

# Acesse a  para apostar e ganhar dinheiro seguindo nossos PROGNÓSTICOS!

 

LEIA MAIS:

A quarta força que conquistou dois títulos. A reviravolta do Corinthians em 2017

O jogador Kaká: passagem pelos Galácticos sem muito brilho

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 INT x PAL

ver dica

Confiança

85%
2 FLA x CAP

ver dica

Confiança

85%
3 BAH x GRE

ver dica

Confiança

90%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Rodada 28

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes