Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Figo, do amor ao ódio; o retorno de “Judas” ao Camp Nou

18/12/2017 - 15:48 - Futebol

por Flávio Figueiredo

Luis Figo era um dos maiores ídolos do Barcelona há mais de uma década. Com a camisa 7 blaugrana conquistou respeito e credibilidade no mundo do futebol, anotando um total de 30 gols com o manto do Barça, chegando até a ostentar a braçadeira de capitão, em alguns momentos, fato extremamente honroso para um estrangeiro.

Tudo corria bem, até que após 5 anos de sucesso pelo clube catalão Figo fez algo até hoje imperdoável para os culés. O português decidira, no verão de 2000, trocar Barcelona por Madrid, pela bagatela de 60 milhões de euros.

No coração dos barcelonistas o jogador desprezou toda a história do clube, todo amor da torcida, para se tornar atleta do maior rival, esportiva e politicamente, a partir daquele verão deixara de ser idolatrado e passava a ser uma das figuras mais odiadas pelos torcedores do Barça.

O reencontro veio no dia 21 de outubro de 2000, quando mais de cem mil torcedores culés lotaram o Camp Nou, não só para apoiar o Barcelona como de costume, mas também para propiciarem a Luis Figo o que certamente foi o pior dia em campo de sua vida. Chamado de Judas, mercenário e ‘pesetero’ (em alusão a moeda espanhola na época), o então camisa 10 do clube merengue pôde ver dezenas de faixas ofensivas a ele.

Em sua entrada ao campo do estádio Figo levou uma das maiores vaias já ouvidas na história, o barulho era tanto que o jogador chegou a colocar os dedos nos ouvidos para abafar a barulheira a ele direcionada. As vaias não se limitaram ao pré-jogo, a cada toque do jogador na bola ela se repetia e, talvez por reflexo disso, o jogador fez uma péssima partida, na vitória culé por 2 a 0.

Quem esperava que a vitória limparia a alma dos barcelonistas se enganou. Prova disso foi vista no clássico da temporada 2002/2003. Aos 24 minutos Figo partiu para o lado esquerdo do campo, no estádio Camp Nou, a fim de bater um escanteio.

 

Quando o português se aproximou do quarto de circulo para realizar a cobrança a furiosa massa culé demonstrou o quanto ainda se ressentia da “traição” do jogador, atirando nele diversos objetos. Até mesmo Puyol tentou, em vão, acalmar a torcida enfurecida.

Segundo informações, a fúria era tamanha que foi atirado no campo até mesmo uma cabeça de porco. Com isso o jogo teve que ser suspenso para garantir a integridade dos jogadores.

Figo voltou outras vezes ao Camp Nou como adversário, tanto pelo Madrid, com a 10 às costas, como pela Inter de Milão, como dirigente. A verdade é que essa históriamostra que o amor passional da torcida culé por seu clube é muito profundo.

O que mais pode exprimir o sentimento dos torcedores em relação a Figo estava em uma das dezenas de faixas presentes no Camp Nou naquele histórico 21 de outubro. A mensagem vinha com os dizeres “Figo, te odiamos tanto, por que te amávamos tanto.”

Fonte e texto: fcbarcelonabrazil - fcbarcelonabrazil.wordpress.com

# Aposte em Real Madrid ou Barcelona acessando a .

 

Leia mais:

Neymar no Real Madrid? Jornalista espanhol crava a transferência do brasileiro

Nada de surpresa! Com gols de CR7, Real passa pelo Grêmio e é campeão Mundial pela 6ª vez

 

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 GOI x VAS

ver dica

Confiança

80%
2 AVA x CRU

ver dica

Confiança

80%
3 BOT x CAP

ver dica

Confiança

80%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes