Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


O que você precisa saber sobre o Campeonato Gaúcho 2018

17/01/2018 - 11:44 - Futebol

por Flávio Figueiredo

Entre as competições mais aguardadas está o Campeonato Gaúcho, que terá Inter e Grêmio tentando retomar a hegemonia de títulos. O Gauchão começa nesta quarta-feira (17).

O Grêmio, atual campeão da Libertadores e que viu o Internacional disputar a segunda divisão em 2017, entra como o principal favorito ao título. O Inter jogou a Serie B em 2017 e mesmo assim decepcionou e não conquistou o título terminando a competição na segunda colocação. Já o atual campeão, Hamburgo corre por fora junto com Caxias, Juventude e Brasil de Pelotas.

O Gauchão 2018 terá 12 times na fase classificatória. Esses 12 clubes se enfrentam entre si em turno único, durante 11 rodadas. Os oito melhores colocados se classificam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados para a Divisão de Acesso de 2019.

A previsão é que a fase classificatória termine em 7 de março e as quartas de final comecem sete dias depois. Nas quartas de final, o primeiro colocado enfrentará o oitavo, o segundo o sétimo, o terceiro o sexto e o quarto o quinto em jogo único. Os vencedores avançam às semifinais. O 1º, 2º, 3º e 4º colocados na fase classificatória jogam os duelos em casa. Caso as partidas terminem empatadas após 90 minutos, a decisão do classificado às semifinais será por meio da disputa de pênaltis.

A expectativa é que as semifinais sejam disputadas em 21 e 25 de março. Neste estágio do torneio se cruzam o vencedor do duelo entre o 1º e o 8º colocados da fase classificatória e o ganhador do embate entre o 4º e o 5º classificados, e aquele que triunfar no confronto entre o 2º e o 7º lugares e o vencedor do jogo entre o 3º e o 6º. 

As semifinais são disputadas em jogos de ida e volta. Os times com melhores campanhas na fase classificatória somado ao desempenho das quartas de final decidem as eliminatórias em casa. Em caso de empate nos resultados, se adotará o critério de desempate de saldo de gols na semifinal. Se permanecer a igualdade, será contado o saldo de gols qualificado, contando-se em dobro os gols marcados no campo do adversário obtido na respectiva fase. Caso persista o empate, o finalista será conhecido após a cobrança de penalidades.

A decisão também será em jogos de ida e volta, com o time com melhor campanha na fase classificatória e eliminatória tendo a vantagem do mando de campo no duelo de volta. As partidas serão disputadas nos dias 1º e 8 de abril. Os critérios de desempate em caso de igualdade na decisão são os mesmos da semifinal.

Novidade:

A novidade desta temporada no Gaúchão ficará por conta da presença do árbitro de vídeo no Grenal. A ideia é testar esse novo sistema para que futuramente possa ser usado em todos os jogos da competição.

O maior campeão do Campeonato Gaúcho é o Internacional, com 45 títulos. Logo atrás está o Grêmio, com 36. O Guarany aparece no terceiro posto, com 2 taças. Depois aparecem 21 equipes com um título cada. Entre elas estão o Caxias, Juventude, Brasil de Pelotas e o Novo Hamburgo. O Grêmio é o time que entra com a obrigação (moral) de conquistar o título, está com um jejum de sete anos sem o principal título do Estado e para piorar, viu seu maior rival conquistar seis vezes a competição.

 

Leia Mais:

O que você precisa saber sobre o Campeonato Paulista 2018

O que você precisa saber sobre o Campeonato Carioca 2018

 

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 CEA x STA

ver dica

Confiança

85%
2 ABC x VIT

ver dica

Confiança

75%
3 BRA x PAN

ver dica

Confiança

90%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes