Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


O que você precisa saber sobre o Campeonato Mineiro 2018

17/01/2018 - 11:22 - Futebol

por Flávio Figueiredo

O Campeonato Mineiro 2018 começa nesta quarta-feira (17), com vários jogos abrindo a primeira rodada. Como sempre, o Estadual promete fortes emoções, com os tradicionais times do interior de Minas Gerais tentando surpreender os gigantes América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro.

Mantendo a base e atual campeão da Copa do Brasil em 2017, o Cruzeiro é o favorito ao título deste ano, além disso, foi ao mercado de transferências e acertou nas contratações. Do lado preto e branco de Minas, o mercado foi mais de perdas do que de vindas. A dupla de ataque titular em 2017, Robinho e Fred não fazem mais parte do elenco (esse último inclusive foi para o rival). O América-MG, atual campeão da Serie B, não entra atrás dos grandes e sim ao lado. A história mostra que o favoritismo não quer dizer muita coisa no Campeonato Mineiro.

O Campeonato Mineiro começa com 12 times na fase classificatória. Os 12 clubes se enfrentam entre si em turno único, durante 11 rodadas. Os oito melhores colocados se classificam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados para o Módulo II do Estadual. O formato é similar ao que era jogado o Campeonato Brasileiro até 2002.

A previsão é que a fase classificatória termine em 11 de março e as quartas de final comecem sete dias depois. Nas quartas de final, o primeiro colocado enfrentará o oitavo, o segundo o sétimo, o terceiro o sexto e o quarto o quinto em jogo único. Os vencedores avançam às semifinais. O 1º, 2º, 3º e 4º colocados na fase classificatória jogam os duelos em casa. Caso as partidas terminem empatadas após 90 minutos, a decisão do classificado às semifinais será por meio da disputa de pênaltis.

A expectativa é que as semifinais sejam disputadas em 21 e 25 de março. Neste estágio do torneio se cruzam o vencedor do duelo entre o 1º e o 8º colocados da fase classificatória e o ganhador do embate entre o 4º e o 5º classificados, e aquele que triunfar no confronto entre o 2º e o 7º lugares e o vencedor do jogo entre o 3º e o 6º. 

As semifinais são disputadas em jogos de ida e volta. Os times com melhores campanhas na fase classificatória decidem as eliminatórias em casa. Em caso de empate nos resultados, se adotará o critério de desempate de saldo de gols na semifinal. Se permanecer a igualdade, o time com melhor campanha na fase classificatória avança.

Depois, os vencedores da semifinal disputam a final. A decisão também será em jogos de ida e volta, com o time com melhor campanha na fase classificatória tendo a vantagem do mando de campo no duelo de volta. As partidas serão disputadas nos dias 1º e 8 de abril. Os critérios de desempate em caso de igualdade na decisão são os mesmos da semifinal.

O maior campeão do Campeonato Mineiro é o Atlético-MG, com 44 títulos. Logo atrás está o Cruzeiro, com 37. O América-MG aparece no terceiro posto, com 16 taças. Depois aparecem Villa Nova (5), Siderúrgica (2) e Caldense e Ipatinga (uma cada).

 

Leia Mais:

O que você precisa saber sobre o Campeonato Carioca 2018

O que você precisa saber sobre o Campeonato Paulista 2018

 

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 AVA x CSA

ver dica

Confiança

85%
2 SAN x VAS

ver dica

Confiança

85%
3 INT x CRU

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Rodada 19

RANKING

1 Silvio ***

0,00

2 mauricio ***

0,00

3 Ivan ***

0,00

4 Devanir ***

0,00

5 André ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes