Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Uruguai x Brasil no Centenário; muita História em Jogo

23/03/2017 - 12:08 - Futebol

por Flávio Figueiredo

O Clássico do Rio Negro é o jogo que envolve a Seleção Brasileira de Futebol e a Seleção Uruguaia de Futebol. É, indiscutivelmente, um dos maiores clássicos do Futebol Mundial. Brasil e Uruguai, são, ao lado da Argentina, os três gigantes do futebol sul-americano.

Tanto a Seleção Canarinho quanto La Celeste Olímpica são campeãs mundiais e campeãs sul-americana, e campeões olímpicas. Sempre com jogadores de destaques mundiais, sempre entram em competições como favoritas. Pelé, Schiaffino, Garrincha, Francescoli, Jairzinho, Álvaro Recoba, Nílton Santos, Diego Forlán e Luis Suárez, são alguns, poucos, que representam esse clássico.

A Seleção Uruguaia dominou o futebol mundial na década de 1920 tendo suplantado às grandes forças europeias por ter sido a primeira seleção com futebol técnico e de categoria, em vez do futebol de cruzamentos e chutões que dominava a Europa.

Gol de Ghiggia e Depoimento do Goleiro Barbosa sobre a Final de 50:

Já a Seleção Brasileira foi a que melhor dominou a arte do Esporte Bretão, levando à mestria o futebol técnico, o chamado Futebol-Arte, que valendo-se da categoria, improvisação, gingas e dribles, priorizava o ofensivo e o ataque.

O Futebol Brasileiro reencontrou seu auge após a Copa do Mundo de 1994, voltando a ser o mais temido e reverenciado do planeta. O Futebol uruguaio entrou em decadência na Década de 1990, porém nós últimos anos tem voltado ao seu auge sobretudo devido a ótima campanha na Copa do Mundo de 2010 e o título conquistado na Copa América de 2011, continuando a ser grande e temido, prosseguindo uma história de muita rivalidade com o Brasil, cheia de decisões, brigas, craques e gols, muitos gols.

O jogo que não sai da cabeça de gerações de brasileiros é a final da Copa do Mundo de 1950, quando o Uruguai venceu por 2 a 1 e conquistou o título em pleno Maracanã.

Derrota que já foi definitivamente superada em tempos posteriores, como foi, por exemplo, a decisão de uma vaga para a final da Copa do Mundo de 1970 no México. Na ocasião, o Uruguai saiu na frente, com um gol de Cubillas, mas Clodoaldo, Jairzinho e Rivelino deram números finais aos 3 a 1 em uma grande exibição do Brasil que seria tricampeão mundial e espantou de vez o “Maracanaço”.

Eliminatória para a Copa de 1994 - Brasil 2 x 0 Uruguai:

Outro jogo emocionante foi o que decidiu uma vaga na Copa do Mundo de 1994. A partida válida pelas Eliminatórias, foi disputada no Maracanã – quem vencesse carimbaria o passaporte para os Estados Unidos.

Carlos Alberto Parreira, o técnico que viria a ser Tetracampeão do mundo, diz até hoje que foi uma das maiores atuações que já viu de uma Seleção Brasileira, que venceu por 2 a 0, dois gols do baixinho Romário, que não vinha sendo convocado até então.

 

Leia mais:

Briga Por Liderança nas Eliminatórias

Argentina enfrenta seu Algoz para se Classificar para a Copa da Rússia

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 EIB x BAR

ver dica

Confiança

80%
2 MAD x BET

ver dica

Confiança

85%
3 LEV x ATL

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes