Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Vencer ou não vencer, eis a questão: quais as ''prioridades'' para os clubes brasileiros?

09/08/2018 - 12:46 - Futebol

por Jeferson Kuss

Basta acompanhar os noticiários esportivos e principalmente as entrevistas coletivas que os discursos dos treinadores ou dirigentes dos clubes são muito parecidos: rodízio de jogadores, times alternativos, jogar com reservas, etc. Acontece que os clubes brasileiros, especialmente os que disputam os torneios da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil, visam jogar com o maior aproveitamento possível dos seus planteis, revezando jogadores para buscar o melhor rendimento nas competições, numa espécie de ''escala'' para o cumprimento das tabelas no calendário do futebol.

Considera-se justificável pelo fato de que esses times jogam, contando desde os estaduais até o final do Brasileirão, mais de 80 jogos (isso considerando se um time chegasse até a fase final de todos os torneios que disputar desde os regionais), sendo 38 pelo Brasileirão, as fases mata-mata, sendo assim um calendário muito extenso.

Outro fator que determina o planejamento dos clubes é a premiação pelo título, a Copa do Brasil por exemplo paga 50 milhões de reais para o campeão, tirando os prêmios por passagens de fase. A Libertadores e o Brasileirão não pagam tanto quanto a Libertadores da América, e a Sul-Americana vem bem atrás, chegando a ser desdenhada recentemente quando vimos a eliminação do Atlético Mineiro, quando membros da direção disseram que é uma ''segunda divisão da Libertadores''.

Renato Portaluppi, treinador do Grêmio, afirma em suas coletivas que precisa poupar seus jogadores, para enfrentar a maratona de jogos, e à medida que o time avança, o calendário tende a ser mais apertado, que os atletas não rendem se jogarem todas as partidas, pois eles ''não são robôs''.
Concluindo que esse ano teve Copa do Mundo, um mês sem jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, a média é que cada time joga de três em três dias, haja preparo físico (e contratações) para enfrentar a maratona de jogos. E para quem vencer a Copa do Brasil (e o cansaço), terá valido a pena, 50 milhões no cofre, faz diferença, não é mesmo?

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 ESP x ING

ver dica

Confiança

85%
2 PAL x GRE

ver dica

Confiança

85%
3 BAH x PAR

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Semana 41

RANKING

1 Jair ***

482,00

2 Elias ***

400,00

3 Robson ***

190,00

4 cicero g ***

160,00

5 Marcos ***

145,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes