Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Zico, o galinho que encantou o mundo

27/10/2017 - 22:45 - Futebol

por Frederico Verchai

Quando se fala em ídolos do Flamengo o primeiro nome que vem a cabeça é Arthur Antunes Coimbra, o eterno Zico. Hoje com 64 anos, o ex-meia teve uma carreira de sucesso da equipe carioca e ainda fez muito na seleção brasileira, apesar de nunca ter conquistado um título com a seleção brasileira, escreveu seu nome na história do futebol mundial como um dos maiores cobradores de falta de todos os tempos.

Jogador inicialmente de futsal, Zico chegou ao Flamengo aos 14 anos, depois de chamar a atenção do radialista Celso Garcia, em 1967, marcando dez gols na vitória do Ríver Football Clube (clube carioca) com um placar de 15x3. A partir daí, o jovem foi levado para a escolinha do Flamengo, onde se desenvolveu até estrear profissionalmente em 1971, num confronto contra o Vasco da Gama onde deu uma assistência para o segundo gol na vitória por 2x1.

Durante sua juventude no Flamengo, o meia recebeu o apelido de “Galinho de Quintino”, dado por seu jeito franzino e por ter morado em Quintino, um subúrbio do Rio de Janeiro. O apelido pegou e continuou sendo usado mesmo depois de ter feito um trabalho para melhorar seu porte físico.

# Cadastre-se na  para ganhar um BÔNUS de boas vindas em um dos melhores sites de apostas online do mundo!

 

A “Era Zico”
Em 1978, o Flamengo deu início a um período com muitas conquistas e um futebol bonito de se ver. Depois de ser tricampeão carioca no final da década de 70 (contando com uma edição especial em 1979), Zico tornou-se o maior artilheiro da história do Flamengo em 1979, com apenas 26 anos, superando Dida ao marcar seu 245º gol.

No ano seguinte, Zico foi muito importante no inédito título do Campeonato Brasileiro, conquistado sobre o Atlético Mineiro, contra quem o meio-campista, presente apenas na partida de volta da final, marcou um gol e deu uma assistência na vitória por 3x2 do Flamengo.

Com o título nacional, veio a primeira participação na Taça Libertadores de 1981, onde Zico foi novamente importante. Autor dos dois gols na vitória por 2x1 na partida de ida da final contra o Cobreloa, o jogador também marcou outros dois gols na partida de desempate, com destaque para um belíssimo gol de falta marcado dez minutos antes do fim do jogo que garantiu o título para o Flamengo. Neste mesmo ano, Zico ainda conquistou a Copa Intercontinental, hoje válida como um título Mundial, vencendo o Liverpool.

Uma história engraçada envolvendo esta conquista internacional são os comentários do goleiro do Liverpool, Brobbelaar, que durante o jogo havia dito “Joga o Zico para longe, Thompson (zagueiro da equipe), joga o Zico para longe, em nome de Deus!”, e do treinador da equipe inglesa, Bob Paisley, que declarou “Vocês jogam um jogo que desconhecemos. Vocês dançam, isso deveria ser proibido”.

Permanecendo no Flamengo por mais dois anos, Zico somou 733 partidas e 508 gols pela equipe carioca que defendeu entre 1971-83 e 1985-89, além de mais de 20 títulos, sendo os mais importantes o tricampeonato do Brasileirão (1980, 1982, 1983), sete taças do Campeonato Carioca, e as Copas Libertadores e Intercontinental de 1981.

 

Carreira no exterior

Entre 1983 e 1985, o Galinho jogou pela Udinese e já no fim da sua carreira como jogador chegou ao Japão, onde ajudou a criar a J-League, defendendo o Sumimoto e o Kashima Antlers. No futebol japonês, o brasileiro logo se tornou ídolo, ficando com o apelido de White Pelé (Pelé branco) e ganhando anos depois uma estatua em sua homenagem.

Aposentado como jogador em 1994, Zico ficou um tempo na politica, depois entrou no futebol de areia, até que em 1999 virou treinador, tendo como primeiro clube o Kashima Antlers. Passando por pequenas e grandes equipes, como Fenerbahçe e CSKA Moscou, Zico tem alguns títulos como treinador, como o Campeonato Turco de 2007 e a Copa da Rússia de 2009.

Atualmente, Zico é um comentarista esportivo no Esporte Interativo, onde participa, sobre tudo, das transmissões da Liga dos Campeões.

Para mais informações sobre um dos maiores cobradores de falta do futebol mundial, entre no site http://zico.com.br/ e conheça mais sobre a história do craque Zico.

 

# Acesse a  para apostar e ganhar dinheiro seguindo nossos PROGNÓSTICOS!

 
LEIA MAIS:

Entenda como funciona o Árbitro de Vídeo

Jornal lista privilégios de Neymar no PSG

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 INT x PAL

ver dica

Confiança

85%
2 FLA x CAP

ver dica

Confiança

85%
3 BAH x GRE

ver dica

Confiança

90%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Rodada 29

RANKING

1 antonio alvaredo filho ***

750,00

2 André ***

0,00

3 Renato ***

0,00

4 Alessandro ***

0,00

5 Ale ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes