Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Morre em Curitiba o introdutor do Muay Thai no Brasil

13/07/2018 - 16:38 - MMA

por Frederico Verchai

Um dos responsáveis pela formação de grandes atletas do MMA nacional e internacional, Nélio Naja, introdutor do Muay Thai no Brasil, faleceu nesta quinta-feira 12 em Curitiba, foi encontrado onde morava e a causa da morte foi natural. Ele vivia isolado dos familiares e sem recursos financeiros, o legado que ele deixou é inigualável na história das artes marciais no Brasil, para não sermos injustos, Hélio Gracie é outro grande nome que se equivale no cenário do MMA brasileiro e mundial.

O MMA é um dos esportes mais famosos do mundo, são milhões, talvez bilhões de fãs ao redor do planeta, seus eventos tem apelo extratosférico e o mais famoso torneio chama-se UFC, suas transmissões acontecem ao vivo e com vendas multimilionárias de pay per view. O Brasil é mundialmente conhecido como terra de bons lutadores e muito respeitado em todo o mundo, porém é importante conhecermos nossa história, saber como tantos lutadores chegaram ao auge de torneios mundiais, levando a bandeira do Brasil ao 1º lugar em tantos eventos.

Nélio Naja foi um dos primeiros brasileiros a se graduar faixa preta de taekwondo, porém ele ouviu falar de uma arte até então ausente no Brasil, o Boxe Tailandês, mais conhecido como Muay Thai que era praticado na longínqua Tailândia, este esporte é o mais praticado no país, é como se fosse o futebol no Brasil, lá na Tailândia é normal andar pelas ruas e ver crianças lutando Boxe Tailandês, é a cultura local.

Nélio Naja não exitou, viajou para a Tailândia para aprender diretamente com os mestres da arte e formar-se para então voltar ao Brasil e enraizar na cultura brasileira pela primeira vez a famosa arte marcial, isto ocorreu em meados de 1970. Em 1979 Nélio Naja compartilhou o conhecimento inédito ainda no Brasil na cidade de Curitiba, dali saiu Luiz Alves que levou o Muay Thai para o Rio de Janeiro e fundou a Boxe Thai em 1980.

Outros formados foram Nogushi, fundador da academia de Muay Thai Nogushi e o mais famoso mundialmente falando Rudimar Fedrigo, fundador da academia Chute Boxe. A história de Rudimar Fedrigo é curiosa, depois de sofrer um acidente de bicicleta aos 13 anos, foi aconselhado por médicos a praticar esporte, a energia foi direcionada ao Muay Thai, com o mestre Nélio Naja.

Rudimar Fedrigo seria mestre de Rafael Cordeiro (eleito 2x o melhor técnico de MMA do mundo), Wanderlei Silva, Pelé, Anderson Silva, Murilo “Ninja”, Maurício “Shogun”, Assuério Silva entre outros que foram se formando ao longo do tempo. Aqui fica um singelo agradecimento ao visionário e lendário Nélio Naja, para sempre mestre! 

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 SAN x AME

ver dica

Confiança

85%
2 CHA x GRE

ver dica

Confiança

85%
3 FLA x SPO

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Semana 33

RANKING

1 tania ***

485,00

2 Claudio ***

470,00

3 walter ***

0,00

4 André ***

0,00

5 Renato ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes