Entre com suas credênciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Primeiro brasileiro a vencer em casa no UFC hoje é anônimo nos EUA

27/10/2017 - 17:17 - MMA

por Flávio Figueiredo

A fala calma, as risadas e o jeito solícito de Ebenezer Fontes Braga, hoje motorista da Lyft, concorrente da Uber, nem de longe apresentam alguma característica de sua antiga profissão. Quem embarca em seu carro não imagina que o piloto é o "Pitbull", um dos maiores guerreiros do Vale Tudo, ex-lutador de MMA e primeiro brasileiro a vencer em casa no Ultimate, no UFC 17.5, no ginásio da Portuguesa, em São Paulo, em 1998.

Passados 19 anos de sua vitória por finalização sobre o lendário casca grossa Jeremy Horn, Ebenezer é um heroi brasileiro do antigo Vale Tudo que caiu no esquecimento. Anônimo em Worchester, cidadezinha próxima a Boston, no estado americano de Massachussetts, e afastado do mundo das lutas, o primeiro "Atleta de Cristo" do MMA atendeu a reportagem do Combate.com pelo telefone e abriu o baú de histórias para falar da carreira, do UFC 17.5 e da admiração por parceiros como Fabrício Werdum e José Aldo, dentre outros assuntos.

O primeiro brasileiro a vencer em casa: o UFC 17.5 na vida de Ebenezer

"Aquela luta me marcou muito. Para o que estávamos acostumados, já era um grande evento. Lembro de tudo até hoje, chegando no ginásio da Portuguesa, olhando o cage sendo montado, a torcida chegando, a minha entrada. Foi tudo um sonho. Nós chegamos em São Paulo e a recepção do evento aos atletas foi muito legal. Nós íamos nos enfrentar, os lutadores iam lutar uns contra os outros, mas no hotel estávamos todos juntos, sem atrito, confusão, nada disso. Tínhamos a noção de que éramos lutadores e não brigadores. Nós já sabíamos que a luta-livre, o Vale Tudo, era muito diferente de briga. O clima era muito legal, a promoção do evento era incrível. A nata dos atletas do Brasil estava junta: Vitor Belfort, Pedro Rizzo, Wanderlei Silva, Mestre Carlson Gracie, Luiz Alves, Rudimar Fedrigo, Rafael Cordeiro, todos juntos trocando ideia. Nós partimos para o ginásio, onde estavam montando o octógono, e imaginávamos como seria o evento. Já era uma coisa muito grande dentro do que o MMA podia oferecer naquele momento. É diferente do que é hoje, claro, não tem todo o glamour, a divulgação, o marketing, mas já sabíamos que era uma coisa maravilhosa aquele UFC" relembra Ebenezer.

# Aposte nos melhores lutadores da categoria em .

 

Leia Mais:

Corner dá soco em lutador após fim de luta no KSW 40

Ele voltará! Vitor Belfort confirma luta no UFC em janeiro

 

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 ATH x ATL

ver dica

Confiança

85%
2 MAD x CEL

ver dica

Confiança

80%
3 CAG x FIO

ver dica

Confiança

85%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Rodada 11

RANKING

1 André ***

0,00

2 Renato ***

0,00

3 Alessandro ***

0,00

4 Ale ***

0,00

5 Yudi ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes