X
Seja um Colaborador! Veja como funciona

Entre com suas credenciais

Brasileirão série A


Brasileirão série B


Aos 31 anos, Joana Maranhão se despede das piscinas com carta emocionante

28/07/2018 - 12:47 - Natação e Saltos Ornamentais

por Cristina Possamai

A nadadora Joana Maranhão anunciou a sua aposentadoria nesta semana. Aos 31 anos, ela optou por encerrar a carreira e abrir mão de mais uma Olimpíada em função de falta de apoio esportivo e questões pessoais. Em uma carta aberta, ela recontou a sua trajetória desde a final olímpica aos 17 anos, a superação de traumas e a volta por cima nas piscinas.

Confira trechos 

Abuso de ex-treinador

“Impressionante como a imagem de você nadando, aos três anos de idade, com aquele pitó verde limão - que servia para sua tia avó, Nair, e sua vó, Nanita, poderem lhe enxergar nas competições de natação do clube Português - não me sai da cabeça. Aquele sorriso de quem competia motivada por pacotes de bala, aquela leveza de quem se sentia livre na água... E foi justamente essa lembrança que me fez te escrever, depois de muitos anos. Te escrevo para te falar uma coisa que você precisa lembrar para o resto da sua vida: VOCÊ NÃO TEM CULPA”.

Final olímpica

“E creia: antes de ter idade para tirar a carteira de motorista, você será finalista olímpica, quinta melhor do mundo e verá muita gente te alçando ao status de “maior promessa da natação”. Parece louco, né?”

Polêmicas

“E quando despertar essa certeza, você virará uma metralhadora. Lembra quando você se recusava a nadar, por não aceitar ordens do nada? Pois esse mesmo poder de decisão você usará para bater de frente com a Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos. Não lhe parecerá justa e idônea a forma como Coaracy Nunes presidirá a instituição. Aí te prepara, “neguinha”, pois você será perseguida em todos os níveis”.

Volta por cima com bronze no Pan

“Mas se existe algo que tu consegues é superar dificuldade. Todo mundo vai duvidar de você, te rotular como acabada. Afinal, estarás com 29 anos. Qual atleta consegue se superar aos 29, depois de uma queda brusca? Você. Talvez esse desafio fará você nadar pra 4min38, no Pan-Americano de Toronto, em 2015. Falando assim parece fácil, mas você perseguirá isso por 11 anos. Ninguém mais acreditava”.

Despedida 

“Longe das piscinas, é verdade. Chegou a hora de encerrar esse capítulo. Mas o desconhecido sempre nos motivou. É algo que servirá como combustível para os novos desafios que a vida colocará à sua frente. Nunca será fácil, Jujuca. Mas você consegue”

tabela

Campeonato Brasileiro Série A

Classificação Pontos
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36
1 TIM 2 36

VEJA A TABELA COMPLETA

prognósticos

1 ATL x BAR

ver dica

Confiança

90%
2 MAN x WBA

ver dica

Confiança

90%
3 JUV x CAG

ver dica

Confiança

90%

VEJA MAIS PROGNÓSTICOS

Bolão Rodada 48

RANKING

1 valdir ***

0,00

2 daniel ***

0,00

3 diogo ***

0,00

4 douglas ***

0,00

5 André ***

0,00

VEJA O RAKNING COMPLETO


Mais Esportes



Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.