James, do Los Angeles Lakers, e Curry, do Golden State Warriors, chamam a atenção do basquete mundial nas semifinais da Conferência Oeste. Não são os melhores times, como quando eles se enfrentaram em quatro finais consecutivas da NBA de 2015 a 2018, quando James jogou pelo Cleveland. Mas na NBA, qualquer equipe em que eles estejam é a maior. Juntos e separados, eles definiram por uma geração uma liga cujas estrelas individuais podem determinar o destino de um time.
Um último confronto
O confronto deste ano é especialmente significativo. James, aos 38 anos, e Curry, aos 35, estão chegando ao fim das suas carreiras que revolucionaram o basquete. O domínio de Curry com a cesta de 3 pontos deu início a uma nova era de arremessos de longa distância como um ataque ofensivo primário, em todos os níveis do basquete. James segue sendo um adversário quase impossível de se enfrentar fisicamente, mas ele mudou a maneira como as estrelas do basquete viam sua própria capacidade de moldar os times à sua vontade, além de criar capital político e social para si mesmos fora do campo.
A partida do playoff deste ano pode ser a última vez que os entusiastas do basquete mundial terão a oportunidade de ver os dois jogadores competindo entre si na pós-temporada. Então todos os olhares estão nesta grande disputa.
Os dois gigantes
Durante grande parte das últimas duas décadas, James e Curry foram os maiores atrativos da NBA. Portanto, os jogadores acabaram gerando grande receita por meio de audiências televisivas, patrocínios e vendas de camisetas e ingressos. Em 2009, quando o Golden State contratou Curry, a Forbes estimou que o time valia US$ 315 milhões, sendo a 18ª franquia mais valiosa da NBA. No ano passado, depois que Curry levou o time ao seu quarto campeonato em oito anos, o Golden State ficou em primeiro lugar com uma avaliação impressionante de US$ 7 bilhões.
A presença de James tem sido uma benção em cada time de sua carreira, do Cleveland Cavaliers ao Miami Heat e agora para Los Angeles. Ele se tornou um símbolo do basquete moderno, no qual muitos torcedores seguem jogadores e não times. Mas um dos fatos inegáveis é de que James vai deixar um grande legado para o basquete, dentro e fora das quadras.
Duelo deste sábado
Neste sábado, Lakers e Golden State vão se enfrentar no jogo 3 das semifinais da Conferência Oeste e será mais uma grande partida. A série está empatada em 1-1 e mais um grande jogo é esperado. Resta para nós espectadores curtir cada jogo entre essas duas grandes estrelas da história do basquete.