segunda-feira, fevereiro 6, 2023

Brasil define local do confronto contra a China pela Copa Davis

Jogos

Os playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis terão o embate entre Brasil e China como uma de suas grandes atrações. Contudo, havia um empasse quanto ao local dos jogos. Afinal, devido às fortes restrições contra a COVID-19 na China, as duas federações ainda buscavam uma solução. Todavia, os chineses cederam o mando de campo. Com isso, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) escolheu o resort Costão do Santinho, em Florianópolis, como sede dos confrontos que acontecem nos dias 3 e 4 de fevereiro.

As negociações entre CBT, a federação chinesa e a Federação Internacional de Tênis (ITF) estavam em curso desde que o confronto foi anunciado. Á princípio, as três entidades buscavam um campo neutro para os jogos.

Todavia, com a decisão chinesa, o Brasil pode escolher o local, o tipo de piso e o ambiente onde as quadras serão montadas. Assim, ficou definido que os jogos serão no Costão do Santinho, em quadra aberta com piso de saibro e a nível do mar.

O capitão da equipe brasileira, Jaime Oncins, explicou os critérios técnicos que levaram a escolha pelo resort catarinense. “Pelo que estudamos dos adversários, eles costumam ir melhor nas quadras rápidas, então buscamos um ambiente em que tire a comodidade deles e favoreça os nossos atletas. O Costão do Santinho se encaixou bem porque atende exatamente as características técnicas que desejamos”.

Calor da torcida brasileira será um diferencial nos playoffs da Copa Davis

Além da velocidade que o piso imprime nos jogos, Jaime Oncins também ressaltou a importância da participação da torcida durante as partidas. “Ter a torcida a nosso favor faz toda a diferença. O calor brasileiro nos dá uma leve vantagem, mas, mesmo assim não nos torna favoritos”, afirmou.

Nesse sentido, o capitão brasileiro afirma que o time chinês tem duas características que vão tornar a disputa equilibrada. “A China tem atletas jovens e que tiveram um bom ano. Será um confronto difícil independente do lugar”, conclui Oncins.

O confronto entre Brasil e China vale uma vaga nos playoffs que levam para o Qualifiers da Copa Davis de 2024. Todavia, essa fase acontecerá apenas em setembro do ano que vem.

O Brasil disputa a Copa Davis de forma recorrente desde 1951. Nesse período, os melhores resultados do país foram as semi-finais de 66 e 71. Todavia, o regulamento do torneio mudou em 1981, criando as divisões Mundial e Mundial I. Desse modo, os brasileiros não conseguiram mais chegar a fases agudas do campeonato. Entretanto, houve campanhas de grande destaque em 1992 e 2000.

- Advertisement -
- Advertisement -
Últimas Noticias

Conference League: história e formato da competição

A UEFA Europa Coference League, que em português se chama Liga Conferência Europa da UEFA, mas é conhecida como...
- Advertisement -

Mais notícias como essa

- Advertisement -