quarta-feira, setembro 28, 2022

Fifa encerra processo e Equador segue garantido na Copa do Mundo

Jogos

O Comitê Disciplina da Fifa anunciou nesta sexta-feira que finalizou o processo contra a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) pela escalação do lateral-direito Byron Castillo em partidas das últimas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo.

“Depois de analisar as alegações de todas as partes interessadas e considerar todos os elementos apresentados, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu encerrar o processo instaurado contra a FEF”, afirmou a Fifa.

A determinação ocorre depois de um mês de apuração. O caso ganhou ainda mais importância porque a federação chilena entrou em maio com uma ação junto à Comissão de Disciplina da Fifa para assumir a vaga do Equador na Copa do Mundo de 2022. Cabe recurso à decisão no Comitê de Apelação da Fifa, e a ANFP promete recorrer.

Vale salientar que a entidade chilena argumentou que ocorreu uso de certidão de nascimento falsa, falsa declaração de idade e falsa nacionalidade por parte do lateral-direito. A ANFP apresentou no dia 6 de junho documentos que comprovariam a nacionalidade colombiana do lateral-direito.

Advogados mostraram certidões de nascimento e de batismo do atleta registradas em Tumaco, na Colômbia, em 1995. Enquanto fichas oficiais do jogador mostram que ele nasceu em 1998, em General Villamil, Equador.

Além disso, o Chile exigiu que o Equador perdesse os pontos dos oito confrontos que que Castillo participou — e que os adversários ganhassem os três pontos. Isso levaria a seleção chilena à quarta posição na competição e, consequentemente, à Copa no Catar.

Equador na Copa do Mundo

Deste modo, o Equador continua garantido na Copa do Mundo e no Grupo A da Copa do Mundo de 2022, junto do Catar, Holanda e Senegal. A estreia será no dia 21 de novembro, contra os donos da casa.

- Advertisement -
- Advertisement -
Últimas Noticias

Após a era Maradona, Messi é a esperança da Argentina para conquistar o Mundial

O atual momento da Argentina é cada vez mais positivo e a expectativa sobre essa equipe liderada por Messi...
- Advertisement -

Mais notícias como essa

- Advertisement -