segunda-feira, fevereiro 6, 2023

Os principais campeonatos Estaduais do Nordeste

Jogos
Carlos Catito
Carlos Catito
Nacionalidade Angolana, graduado em filosofia em Curitiba-PR, é redator profissional, já trabalha neste ramo a mais de 7 anos, com prognósticos em alguns sites de apostas esportivas.

Na região do Nordeste, temos muitos campeonatos Estaduais e um campeonato Regional muito importante para o futebol brasileiro. Nessa região é onde os campeonatos vêm crescendo a cada ano, devido ás equipes que participam dos campeonatos estarem ficando muito fortes e com mais mídia. Além dos campeonatos estaduais, também temos um grande campeonato Regional que junta a maioria das equipes mais fortes do Nordeste.

Lampions League

A Copa do Nordeste, Nordestão ou Lampions League, é uma das competições mais importante do Brasil. Esse campeonato regional, junta as equipes de todos os estados do Nordeste. Essa competição sempre foi realizada no calendário brasileiro. Mas só foi ser oficial em 1994, quando ela passou ser reconhecida pela CBF. Só vai para esse torneio os finalistas dos torneios estaduais, tendo mais vagas para as equipes do Ceará, Bahia e Pernambuco. O Formato da competição é bem simples, logo de início temos uma fase de grupos, com duas chaves. Já no grupo as equipes se enfrentam e os quatro melhores se classificam para a fase mata-mata. Os maiores campeões são Bahia e vitória com 4 títulos cada, logo atrás vem o Sport com 3 títulos, e com dois títulos vem as equipes do mesmo estado Fortaleza e Ceará.

Campeonato Baiano

Esse é um dos maiores campeonatos estaduais do Nordeste, tem mais de 100 anos de história de campeonato, tendo a primeira edição em 1905. Nessa competição, como o Campeonato gaúcho, temos pelo menos duas equipes que dominam a competição. As equipes são: o Bahia com 49 títulos e o Vitória com 29 títulos.

Campeonato Cearense

Esse campeonato é talvez o que mais cresce, já que suas equipes também estão crescendo muito, principalmente as equipes do Ceará e Fortaleza. Sua primeira edição ocorreu em 1915, desde lá essa duas equipes dominam a competição em questão de títulos, ambas equipes do Ceará e Fortaleza tem 45 títulos.

Outros campeonatos estaduais

Campeonatos: Alagoano, Maranhense, Paraibano, Pernambucano, Piauiense, Potiguar e Sergipano. E muitas equipes do Nordeste participam da Copa Verde.

Mesmo o Nordeste não tendo muita mídia igual há outros lugares do Brasil, essas competições conseguem mostrar o potencial que o futebol nordestino tem.

- Advertisement -
- Advertisement -
Últimas Noticias

Conference League: história e formato da competição

A UEFA Europa Coference League, que em português se chama Liga Conferência Europa da UEFA, mas é conhecida como...
- Advertisement -

Mais notícias como essa

- Advertisement -